×

Penedo

Áudio: Candidata à presidência do Sindspem, Ana Flávia apresenta suas propostas

Titular da ?Chapa 2? foi a entrevistada desta terça-feira, 17, do Programa Lance Livre

Dando seguimentos ás entrevistas com os candidatos à presidência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem), a radialista Martha Martyres, âncora do Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) conversou nesta terça-feira, 18, com a professora Ana Flávia Teixeira.

Formada em pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a candidata disputa a presidência do Sindspem pela “Chapa 2” que tem o tema “Com o Servidor, Para o Servidor”. Ao lado de Ana Flávia Teixeira, aparece José Luís Dantas Passos como vice-presidente e Lenildo Tavares dos Santos como diretor financeiro.

Ana Flávia, que ocupa interinamente a função de presidente do sindicato, iniciou sua entrevista na emissora líder em audiência na região do Baixo São Francisco falando sobre o período nebuloso pelo qual o Sindspem passou recentemente com denúncias de corrupção e que mais tarde foram comprovadas por uma comissão presidida pelo servidor José Luís Dantas Passos, candidato a vice-presidente pela “Chapa 2”.

“Em 2014, quando começou a gestão da então presidente Sandra Alves eu assumi a função de diretora de Relações Intersindicais, mas o meu cargo não era cedido, tanto é que fiquei trabalhando na Escola Alda Toledo, na Itaporanga, cumprindo jornada de 40 horas semanais. Por esse motivo participei muito pouco da rotina do Sindspem. Quando tomamos conhecimento de tudo, resolvemos renunciar, mas não podíamos mais porque os trabalhos da comissão de investigação estava prestes a começar”, declarou Ana Flávia enfatizando que mesmo com várias solicitações, ela, assim como outros membros da diretoria eleita junto com a ex-presidente, não tinha acesso as contas do sindicato.

Antes de apresentar suas propostas para o caso de ser eleita, Ana Flávia, esclareceu também às acusações de que estaria representando os interesses de determinados políticos nesse período em que estar à frente do sindicato. “Consideramos uma aberração dizerem que estamos fazendo política e nos entristecemos muito em saber que ao invés de usarem o tempo que a imprensa gentilmente nos concede para apresentar propostas, nossos opositores fazem denúncias sem nenhum fundamento. Não me interessa a política partidária, mas sim a política sindical”, complementou a candidata.

Propostas

Questionada pela radialista Martha Martyres sobre suas propostas para o caso de ser eleita presidente do sindicato, Ana Flávia, declarou que acredita que houve avanços na defesa dos direitos dos servidores ao logo do tempo, investimentos importantes na estrutura física e logística do sindicato e ampliação dos convênios, mas reconhece que muito ainda precisa ser feito.

“Ao assumir a presidência interina do sindicato pude conhecer melhor os problemas enfrentados pelos servidores diariamente. Percebi, ao longo destes três meses, que muitos direitos têm sido negados e que há uma grande lacuna na participação dos servidores nas decisões do sindicato, além de falta de transparência no uso dos recursos dos servidores e do Sindspem. Mas, uma vez eleita, vamos abrir as contas do sindicato para que os servidores possam acompanhar toda a movimentação. Faremos uma gestão participativa e altamente transparente”, explicou.

Entre as propostas da “Chapa 2”, Ana Flávia destaca que a principal vertente será a “defesa das garantias legais dos servidores, promovendo a melhoria da qualidade de vida através de ações desenvolvidas de forma ética e participava, prestando serviços de excelência de forma independente e responsável. Se o servidor permitir, mostraremos que é possível fazer uma gestão participativa, voltada principalmente para as demandas trabalhistas, maior participação nas decisões e com prestação de contas periódicas”, acrescentou.

Fellype Barreto - aquiacontece.com.brResponsabilidade e transparência

O candidato a vice-presidente da chapa encabeçada por Ana Flávia, José Luís Dantas Passos, também participou da entrevista. De acordo com o servidor, foi a vontade de ajudar a resgatar a credibilidade que o sindicato sempre teve que o motivou a entrar de cabeça na eleição junto com a professora que, segundo ele, tem mostrado nesses últimos meses que é capaz de gerir o Sindspem com responsabilidade e transparência.

Antes de encerrar sua participação no Programa Lance Livre, Luiz Dantas, conclamou os servidores a participarem da eleição para que a partir de então se sintam legitimados a cobrar uma forte atuação na luta sindical por seus direitos. “É importante que o servidor esteja presente durante esse processo para mostrar não só ao atual gestor, mas para os demais que virão que o Sindspem é o instrumento mais eficaz que o servidor do município de Penedo tem para lutar em prol de seus direitos”, afirmou o candidato a vice-presidente reiterando que considera Ana Flávia a melhor opção para dar andamento ao resgate que o Sindspem precisa nesse momento.

Ao retomar a palavra no final da entrevista Ana Flávia agradeceu o espaço concedido pela Rádio Penedo FM e explicou como funcionará a eleição, alertando aos servidores que eles terão que votar duas vezes na próxima sexta-feira, 21, escolhendo primeiro a nova diretoria do sindicato e depois o conselho fiscal. “Quero dizer aos servidores que podem contar comigo, agora como presidente interina, e mais ainda caso nossa chapa saia vitoriosa do pleito. Peço que participem, reclamem, façam sugestões, pois só assim teremos um sindicato forte e atuante”, finalizou.