×

Penedo

Áudio: Cadastramento biométrico já pode ser feito em Penedo

Cadastramento eleitoral já pode ser feito em Penedo

O cadastramento biométrico que permitirá a identificação do eleitor por meio de suas impressões digitais e de fotografia já pode ser feito em Penedo. O cartório da 13ª zona eleitoral começou a atualização do sistema nesta terça-feira, 05 de julho, com distribuição de 60 fichas, respeitando a prioridade de atendimento para idosos, gestantes e portadores de deficiência.

O respeito ao princípio levou a aposentada Elza Febrônio da Silva Santos, 61 anos, para um dois oito guichês instalados dentro do cartório eleitoral antes de ser chamada pela ordem de entrega das fichas. Enquanto uma jovem mãe tinha suas digitais registradas com ajuda de servidores do órgão, Elza Febrônio já havia concluído todo o procedimento, feito no prazo de 10 a 15 minutos em média.

Satisfeita, a aposentada declarou à reportagem do aquiacontece.com.br que faz questão de exercer seu direito de cidadã. “E agora que eu voto pertinho de minha casa (Escola Estadual Alcides Andrade), é só dobrar a rua, é que eu não perco mesmo uma eleição”, afirmou Elza Febrônio. A eleitora é uma das 39.100 cadastradas na 13ª zona eleitoral, responsável pelo município de Penedo, número que deve chegar a 40 mil eleitores até o final deste ano, conforme estimativa do juiz eleitoral Claudemiro Avelino de Souza.

Apoio dos órgãos de comunicação

O magistrado pediu apoio dos órgãos de comunicação da cidade para divulgar o cadastramento biométrico durante entrevista à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) nesta terça-feira, 05. Ele informou que a meta é distribuir 240 fichas por dia, já a partir de quarta-feira (06), para agilizar o atendimento que será reforçado por mais 22 estudantes de Direito da Faculdade Raimundo Marinho, universitários que serão indicados pela própria instituição.

O juiz informou ainda que o prazo de cadastramento termina no dia 15 de dezembro, trabalho que começou de forma tranquila em Penedo. Para proporcionar um maior conforto aos eleitores, a prefeitura atendeu pedido da justiça eleitoral e cedeu uma tenda e cadeiras, equipamentos instalados no setor de espera. Ainda segundo o juiz eleitoral, o novo sistema vai garantir maior segurança na de identificação do eleitor.

Documentos exigidos

Os documentos exigidos para fazer o cadastramento biométrico são original e cópia do título de eleitor (em caso de perda ou roubo, o eleitor deve apresentar o boletim de ocorrência regsitrado na Polícia Civil) e ainda de documento de identificação com foto (identidade, carteira de motorista ou de trabalho) e certificado de quitação do serviço militar. Comprovante de residência de 2011 também deve ser apresentado ou de vínculo empregatício em empresa com atuação em Penedo.