Sindsfolia promete arrastar milhares de foliões em Penedo
Orquestra de frevo, trio elétrico, segurança, carro de apoio, banheiros químicos, ‘porta-latinha’ e distribuição de bebidas. Com esses ingredientes, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem) coloca seu bloco nas ruas nesta sexta-feira, 04, com abadás à venda por R$ 15 em parcelas descontadas a partir de abril direto no salário do servidor filiado ao sindicato e que também pode ser adquirido por quem quiser participar do Sindsfolia.
Segundo o presidente do Sindspem, o advogado e procurador do município Francisco Sousa Guerra, o Tico Guerra, já está tudo pronto para o lançamento do bloco que nos dois últimos anos foi para a avenida junto com o Ovo da Madrugada (2009) e o Sindilojas (2010). A concentração para o Sindsfolia 2011 está prevista para às 21h00, com saída da Praça Santa Luzia em direção à orla ribeirinha da cidade histórica.
Crescimento do Sindsfolia gerou independência
Tico aproveitou para descartar que não houve qualquer problema com o Ovo da Madrugada e nem com o Sindilojas. A separação veio por conta do crescimento do bloco, a necessidade de organizar o Sindsfolia para melhor atender o servidor municipal. “Não é brincadeira colocar mais de mil pessoas na rua”, disse o presidente, exemplificando a questão da sonorização que anima os foliões, com a orquestra que terá vocalista e músicos em cima do trio elétrico com porte para trafegar nas estreitas ruas de Penedo, sem prejuízo para a qualidade de som.
Sobre o apoio da prefeitura ao bloco, Tico Guerra censurou o ‘sectarismo’ das críticas feitas justamente ao grupo que melhor representa a própria administração municipal. “Eu sempre digo que a prefeitura não é um amontoado de prédios e repartições, somos nós que a viabilizamos, e se a prefeitura tem dinheiro para dar aos outros blocos, porque o do Sindspem não, nós não somos cidadãos?”, argumentou o presidente do sindicato sobre a distribuição de R$ 150 mil às agremiações que vão brincar nas ruas de Penedo durante o carnaval.
Os problemas registrados nos dois últimos anos durante a Sexta-feira de Carnaval em Penedo também foram citados durante a entrevista conduzida por Martha Martyres, diretora de jornalismo da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br). Além do Sindsfolia, outros assuntos de interesse do servidor municipal também foram abordados.
Sindicato mantém independência
Reafirmando seu compromisso com a verdade, postura que o levou ao comando do Sindspem e gerou a conquista da confiança dos filiados, Francisco Sousa Guerra, o Dr. Tico, falou das dificuldades financeiras enfrentadas pela administração municipal, o que gera uma sensação de angústia diante da atual conjuntura. Apesar da crise, o presidente ressaltou que existem mais de 50 ações contra o município visando equiparação salarial para os novos concursados. “O sindicato mantém a sua independência”, frisou Tico Guerra.
A necessária separação entre a atuação do Sindspem não interfere na manutenção de uma relação de parceria com a prefeitura. O sindicalista antecipou durante a entrevista o lançamento de um programa a ser implantado a partir de maio, projeto firmado com o gestor Israel Saldanha que visa garantir assistência aos funcionários vítimas de doenças adquiridas no dia a dia do serviço público. “Penedo é o primeiro município que adota esse programa de proteção à saúde de seu trabalhador”, destacou o advogado, citando ainda outros avanços.
