
Cartões do Bolsa Família serão entregues nesta quarta-feira, 23
O governo federal distribui renda por meio do Programa Bolsa Família, mas os beneficiários esquecem de pegar o cartão que é liberado em uma agência da Caixa Econômica Federal. Para evitar o bloqueio do benefício por conta da ausência do documento, a coordenação do cadastro único em Penedo promove a entrega de 367 cartões nesta quarta-feira, 23.
A distribuição que acontece no Theatro Sete de Setembro, a partir das 9 horas, foi divulgada na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br ) pelo coordenador do Bolsa Família em Penedo, Douglas Antônio dos Santos. Ele acrescentou que a mesma estratégia foi adotada em 2010, mas apenas 40 dos 460 titulares do cartão compareceram. Douglas Antônio ressaltou ainda que seleção dos beneficiários é de responsabilidade do governo federal, feita a partir do cadastro realizada em cada município.
O cadastro único registrava 9.443 famílias em Penedo no ano passado, lista que passou para 11.319 em 2011
Para ganhar o benefício, a família deve ter, no máximo, R$ 140 de renda per capita. O não atendimento a esse requisito básico resultou na exclusão em 2010 de 544 pessoas que não se enquadravam no perfil do programa de distribuição de renda. Apesar das ameaças que recebeu por conta da fiscalização, Douglas Antônio informou que 691 visitas foram realizadas pela assistência social do programa por conta da averiguação de denúncias.
O valor mensal injetado na economia de Penedo graças ao Bolsa Família é de quase um milhão de reais, quantia equivalente à soma dos valores repassados para as 8.547 famílias que atualmente são atendidas pelo programa de distribuição de renda.
Publicidade exigida pelo Ministério Público Federal
Sobre a determinação do Ministério Público Federal (MPF) que exige publicidade dos beneficiários do Bolsa Família, lista a ser afixada em locais públicos de grande circulação de pessoas (igrejas, sede de associações comunitárias, etc.) e nos meios de comunicação das cidades, constando nome, data de nascimento e endereço, Douglas Antônio disse que são necessárias mais de 500 páginas para atender a determinação.
O coordenador do Bolsa Família declarou ainda que o atendimento ao público em abril deverá ser reduzido por conta dos trabalhos internos necessários para adequação ao novo sistema do cadastro único criado pelo governo federal. Já em maio, haverá recadastramento do programa, com convocação dos beneficiários através dos meios de comunicação.
Quem tiver alguma dúvida, pode telefonar para o setor onde funciona o Bolsa Família em Penedo (3551-2451)