×

Penedo

Áudio: Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar cadastro até sexta, 30

Beneficiários devem procurar o Cadastro Único


Até sexta-feira (30), gestores do Bolsa Família de todo o país deverão acessar o Sistema de Gestão Integrada do Programa Bolsa Família (SIGPBF) para atualizar o cadastro de todas as famílias beneficiárias do programa. Em entrevista concedida na manhã desta terça-feira, 27, à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), o atual coordenador do programa federal em Penedo, Douglas Antonio dos Santos, falou sobre a preocupação de não haver condição de recadastrar todos os beneficiários de programas sociais a tempo.

Segundo o coordenador a falta de atualização dos dados resulta em perda de diversos benefícios, como transferência de renda, tarifa social de energia elétrica e carteira do idoso. Ele lembrou ainda que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também devem procurar o cadastro único no horário das 7:30 às 17:30 afim de terem seus dados atualizados e inseridos no sistema do Governo Federal, lamentando que a falha no sistema tem sido uma constante nestes últimos dias de 2011.

“As pessoas devem entender que o Cadastro Único não serve apenas para o Bolsa Família, mas para diversos programas. A falta de atualização das informações implica não apenas na perda do Bolsa Família, mas de uma série de benefícios, como é o caso do BPC que somente aqui em Penedo tem 3233 famílias cadastradas”, declarou o coordenador.
A atualização do cadastro a cada dois anos é determinada pelo Decreto nº 6.135, de 2007.

Mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar são informações fundamentais para a boa gestão do programa. Periodicamente, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, identifica as famílias com dados desatualizados e que precisam ser renovados.

Bolsa Família Itinerante

O coordenador Douglas Antonio lembrou que o projeto ‘Bolsa Família Itinerante’ que foi até os povoados do município de Penedo em busca dos beneficiários que ainda não havia se recadastrado nos programas do Governo Federal. “Graças a Deus conseguimos ultrapassar 90% da meta, quando os técnicos do governo afirmam que 89% já pode ser considerada uma boa meta, devido geralmente o restante dos beneficiários dos programas terem mudado de cidade ou saído dos critérios exigidos pelos programas que contemplam as pessoas que vivem em vulnerabilidade social”, finalizou Douglas.