Solenidade de inauguração foi realizada na manhã desta quinta-feira, 29 de setembro
Foi inaugura na manhã desta quinta-feira, 29 de setembro, a base descentralizada da Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe, órgão que já era para estar servindo a população local, mas devido a um incêndio criminoso registrado no início de mês de setembro teve que ter sua inauguração remarcada para esta ocasião.
O diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente, Gustavo Ressurreição Lopes, participou da solenidade. Em entrevista concedida à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), ele falou sobre a importância da base descentralizada não só para a cidade ribeirinha, mas também para toda a região.
“Essa base foi construída com muito carinho e dedicação com o objetivo de valorizar a região da APA da Marituba, que é belíssima e, inclusive, conhecida como pantanal alagoano. Além disso, temos também a intenção de tentar explorar a sustentabilidade dela de uma forma cada vez maior. Para isso nós precisamos envolver as pessoas que residem naquela região”, explicou Gustavo Lopes.
Para que aconteça esse envolvimento dos moradores da localidade com a base descentralizada, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas está trazendo os artistas que trabalham com artesanato dentro da APA da Marituba para as proximidades da sede, que é um local com um fluxo de veículo bem maior, atraindo também os turistas logo na chegada a Penedo.
Quanto a estrutura do prédio, o diretor-presidente do órgão explicou que a base descentralizada vai servir de referência para a equipe que atua na região do baixo São Francisco e na Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe. Além disso, o local funciona também como Centro de Educação Ambiental, com a oferta de diversas ações, como trilhas, aulas de campo, palestras e oficinas, entre outras coisas.
“A base descentralizada da APA da Marituba é formada por dois compartimentos, sendo que o da frente é o escritório do chefe da APA, com sala para reuniões e apresentações, e nos fundos é uma espécie de alojamento para técnicos do IMA e outros órgãos para que quando eles vierem a região possam ficar hospedados lá”, salientou Lopes, ressaltando que os alunos do Ifal e da Ufal serão parceiros na parte da educação ambiental.
O diretor-presidente declarou ainda que uma horta também será implantada na sede com o objetivo de mostrar à população a importância do cultivo e consumo de alimentos orgânicos. A ideia é apresentar à comunidade os tipos de técnicas utilizadas para a manutenção e os períodos de colheita das hortaliças.
Em parceria com a Usina Marituba, um ponto de ônibus também foi construído no local para que os passageiros possam aguardar o transporte coletivo com mais comodidade quando desejarem visitar a base descentralizada.
Clique AQUI e veja mais fotos da solenidade!!!
