×

Penedo

Áudio: Aulas na Escola Ernani Mero só retornam após expedição de laudo técnico

Aulas no Ermani Méro só retornam após apresentação de laudo técnico pela Secretaria Estadual de Educação

Após um verdadeiro milagre acontecer em Penedo, no último dia 13 de outubro, quando o telhado de uma classe da Escola Estadual Professor Ernani Méro desabou no espaço onde trinta crianças com idade entre 7 e 8 anos estudam, acontecendo o fato justamente no horário do recreio, quando os alunos estavam fora da sala, o Governo do Estado encaminhou até a unidade de ensino uma empresa que entregou a classe totalmente pronta para o uso, com o telhado refeito.

Mesmo estando pronta para ser usada com a oferta de aulas, a Coordenadora de Ensino (C.E.), professora Cleide Cerqueira, reconhecendo os riscos que outras salas correm, afirmou em entrevista na manhã desta terça-feira (19), à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz), que somente reabrirá a escola quando o departamento de engenharia da Secretaria de Estado da Educação repassar para a C.E. um laudo técnico, certificando que o espaço pode ser usado sem a preocupação com fatídicos acontecimentos, a exemplo do que recentemente marcou a rotina da escola.

Diante dos últimos acontecimentos a diretora da escola, professora Tereza Cristina Lima Gusmão explicou que a segurança das treze salas da unidade de ensino vinha sendo debatida de forma constante, sendo pensando inclusive pela direção da escola em ser chamado na semana do desabamento um profissional capaz de verificar as reais condições do telhado.

Uma avaliação feita pelos militares do 6º Grupamento de Bombeiros Militar, sediado em Penedo, determinou que a linha foi deteriorada pela ação de cupins e não foi capaz de suportar o peso do telhado. O fato não foi percebido devido as salas serem forradas com PVC, o que levanta as suspeitas da Coordenadora de Ensino sobre os riscos em outras salas de aula.

De acordo com Cleide Cerqueira, um relatório foi enviado à Secretaria de Estado de Educação, informando todas as deficiências encontradas nos prédios das escolas públicas estaduais de Penedo, mas até o momento continua aguardando a visita dos engenheiros enviados pela SEE para constatarem as reais necessidades de cada escola. “Eu sou professora de matemática e não engenheira, por isso não posso dar nenhum laudo, somente esperar pelos profissionais encaminhados pela Secretaria de Educação do Estado”, concluiu Cleide.

Escola Clementino do Monte

A coordenadora Cleide Cerqueira informou ainda durante a entrevista que a reforma paralisada na Escola Clementino do Monte deve ser retomada na próxima semana e foi suspensa justamente pelo fato de outros problemas terem sido localizados, sendo o principal deles o avanço do cupim em toda a estrutura de madeira da escola.

Segundo a coordenadora, os técnicos responsáveis pela empresa vencedora do processo licitatório para a reforma visitam Penedo na tarde desta terça-feira para conhecer de perto os problemas da reforma que teve que ser paralisada na escola e adiantar as obras para que o calendário não seja ainda mais prejudicado.