
Diretora do Ifal Penedo, Osineide Cavalcante, concedeu entrevista à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz)
As aulas para as primeiras turmas em Penedo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) começam no próximo mês. A informação foi passada pela professora Osineide Cavalcante Silva, diretora geral da unidade de ensino, nesta sexta-feira, 06, durante entrevista ao programa Lance Livre (Rádio Penedo FM/97,3 Mhz).
Como faltam pouco mais de vinte dias para o início dos cursos profissionalizantes e do Ensino Médio e o prédio do Ifal Penedo ainda está em processo de construção, as aulas irão acontecer nas salas da Escola Estadual Ernani Méro, segundo a diretora Osineide Cavalcante. Ela informou que as inscrições para seleção dos alunos estão abertas até 15 de agosto, procedimento feito apenas na página eletrônica do Ifal (http://exame.ifal.edu.br).
160 vagas, 80 para os cursos de Meio Ambiente e 80 para Açúcar e Álcool
O preenchimento das 160 vagas ofertadas (80 para o curso de Meio Ambiente e 80 para Açúcar e Álcool) será feito por meio de sorteio dos inscritos. O sistema adotado este ano em Alagoas já acontece em outros Estados e é recomendado pelo Ministério da Educação, segundo a diretora do Ifal Penedo. “O aluno se inscreve no site do Ifal e informa os dados da carteira de identidade e do CPF”, disse Osineide Silva sobre o processo que já registra 136 inscrições para a unidade Penedo.
Além da inscrição pela internet, é preciso levar, até 15 de agosto, cópia ou original do documento que comprove a escolaridade exigida na sede da secretaria municipal de Educação, situada próximo ao Supermercado 15 de Novembro, bairro Santa Luzia. A escassez de recursos humanos, principalmente na rede estadual de ensino, pode inviabilizar a expedição do documento. Por conta disso, a diretora do Ifal Penedo fez um apelo para que as escolas públicas realizem mutirões para atender a demanda que certamente vai aumentar nos próximos dias.
A situação é mesmo preocupante. Somente na Escola Comendador José da Silva Peixoto, a maior da rede estadual em Penedo, apenas três funcionários estão disponíveis para expedir o documento exigido, além de outras tarefas diárias a cargo dos mesmos servidores, conforme informação passada ao repórter Luiz Carlos. A diretora do Ifal Penedo ressaltou que metade das 180 vagas ofertadas para as turmas inaugurais serão destinadas à alunos da rede pública.
Sorteio da vagas acontecerá no Ginásio do SESI no dia 25 de agosto
Sem o documento registrado na secretaria municipal de Ensino, o aluno não estará habilitado. Por conta disso, durante o sorteio dos inscritos – que acontecerá em Penedo no Ginásio do Sesi, no dia 25, a partir das 9 horas – as vagas serão preenchidas conforme atendimento de todos os requisitos exigidos pelo edital. “Quem não apresentar a documentação, será desclassificado, sendo chamado os próximos da lista de sorteados”, disse a professora Osineide Cavalcante.
Quem não conseguir se habilitar ao atual processo de seleção, poderá tentar uma vaga em novembro ou dezembro, quando serão abertas as inscrições para o ano letivo de 2011. Até o próximo ano, o prédio do Ifal Penedo já deve estar pronto – a previsão de entrega da obra é para dezembro -, inclusive com oferta de turmas para o período noturno, opção que irá atender prioritariamente as pessoas que trabalham.