×

Penedo

Áudio: Atualização do cadastro do Bolsa Família termina em 31 de outubro

A ministra do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Márcia Lopes, criou um verdadeiro alvoroço entre os beneficiários do Bolsa Família quando declarou, em rede de televisão, a necessidade de atualização do cadastro. A procura nas coordenações municipais do programa de distribuição de renda aumentou após o anúncio, inclusive em Penedo, onde 793 famílias recebem a ajuda do governo federal.

Em entrevista ao repórter Rafael Medeiros (Rádio Penedo FM/97,3 Mhz), o coordenador local do Bolsa Família, Douglas Antônio dos Santos, informou que a atualização de dados pode ser feita até 31 de outubro, mas apenas para quem se cadastrou até 2008. “As pessoas que fizeram recadastramento do ano passado para cá não precisam vir, é somente para quem fez de 2008 para trás, principalmente se precisa alguma atualização de dado escolar, se mudou de endereço, se houve alteração na composição da família, se nasceu alguém ou se morreu, e ainda se houve alteração na renda familiar, se aumentou, se diminuiu”, explicou o coordenador sobre a medida direcionada para 343 titulares do cartão Bolsa Família.

De acordo com Douglas Antônio, as 343 famílias serão comunicadas em suas residências sobre a necessidade de recadastramento. A estratégia foi adotada porque o Correios não tem entreguado as correspondências sobre o recadastramento em tempo hábil, segundo o coordenador do Bolsa Família em Penedo. “Nós mesmos estamos indo até a casa da família e avisamos a data para ela comparecer”, informou sobre a visita que deve ser feita na sede da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Semthas), situada na Avenida Getúlio Vargas.

Bloqueio do Bolsa Família a partir de novembro

Ainda segundo Douglas Antônio, quem não for localizado no endereço informado no cadastro, terá que se apresentar espontaneamente para evitar o bloqueio do benefício a partir de novembro. Outro motivo que tem gerado o bloqueio do Bolsa Família é a evasão escolar. Quando não é por mudança de escola, não informada à coordenação do programa, acontece de o aluno ter faltas acima dos 15% da freqüência exigida.

Como os relatórios da frequência escolar são enviados ao MDS, é o próprio ministério que determina o bloqueio do pagamento. Em Penedo, 793 famílias recebem o Bolsa Família, sendo que o cadastro de reserva tem cerca de 11 mil pessoas à espera do benefício que ainda registra irregularidades no município ribeirinho, segundo Douglas Antônio. “Esta semana nós descobrimos uma casa com três cartões em nome da mesma pessoa”, disse o coordenador sobre o problema que pode ter sido provocado por erro do sistema ou erro humano.