×

Penedo

Áudio: Até a próxima quarta-feira, 1º, Campanha do Desarmamento será realizada em Penedo

O posto móvel da ação está instalado na Orla da cidade ribeirinha

O município de Penedo será palco até a próxima quarta-feira, 1º de novembro, da Campanha de Entrega Voluntária de Armas de Fogo, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). O posto móvel da ação está instalado na Orla da cidade ribeirinha para facilitar o acesso dos penedenses e moradores de cidades circunvizinhas.

Em entrevista concedida à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) na manhã desta segunda-feira, 30 de outubro, o gerente de Estratégias de Prevenção à Violência da Seprev, Thomas Arthur, falou sobre a importância da campanha e de como ela tem conseguido alcançar resultados bastante satisfatórios.

“Qualquer pessoa pode entregar sua arma, de forma voluntária, sem qualquer tipo de questionamento por parte da secretaria, com o proprietário recebendo entre R$ 150 e R$ 400 por cada equipamento. Não pesquisamos a origem da arma, não queremos saber a procedência dela. Nossa intenção é apenas fazer o recolhimento para que depois ela seja inutilizada”, explicou.

Questionado pelo repórter Rafael Medeiros sobre os cuidados que o interessado em fazer a entrega voluntária da arma deve ter antes de sair de casa com ela, Thomas Arthur, declarou que inicialmente é preciso solicitar, de forma gratuita, no ônibus da campanha, uma guia de trânsito. “Com esse documento em mãos a pessoa não vai correr risco de ser presa, caso seja abordada pela polícia no momento em que estiver se dirigindo ao ônibus da Seprev”, complementou.

A campanha do desarmamento em Penedo também consistirá na realização de outras atividades. “Aqui em Penedo, em parceria com a prefeitura, nós também vamos realizar outras ações de prevenção e conscientização. Nas escolas nós vamos fazer palestras com temas importantes como bullying, gravidez na adolescência, drogas e violência. Nosso objetivo é conversar com a população levando a conscientização para que as pessoas possam ter uma vida melhor”, acrescentou Thomas Arthur.

Em 2016 foram entregues de forma voluntária 111 armas de fogo e mais de mil munições e outros acessórios.