Após quase dez anos com suas portas fechadas, a Casa de Aposentadoria de Penedo reabre ao público na noite desta histórica sexta-feira, 10 de fevereiro. O monumento foi totalmente restaurado e poderá voltar a servir a comunidade ribeirinha e aos visitantes graças a uma parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), através do Programa Monumenta, e da prefeitura municipal, que juntos conseguiram vencer os obstáculos burocráticos que apareceram ao longo desses anos.
A solenidade de reinauguração da Casa de Aposentadoria será realizada às 19 horas e contará com a presença de diversas autoridades como o superintendente do Iphan em Alagoas, Mário Aloísio Barreto Melo, o coordenador nacional adjunto do Programa Monumenta, Robson Almeida, e o Prefeito de Penedo, Israel Ramires Saldanha Neto (DEM).
Com a reforma, o prédio do monumento ganhou novos espaços e um brilho diferenciado. Agora, funcionará no local um centro de informações turísticas, centro de exposições de artes e um refinado restaurante que deverá ser comandado pelo vencedor de um processo licitatório cujo edital deverá ser divulgado nos próximos dias. A nova Casa de Aposentadoria de Penedo contem ainda uma sala que servirá de sede para a Academia Penedense de Letras e um auditório destinado a palestras e reuniões para a comunidade ribeirinha.
“O restaurante será a forma de sustentação da casa, pois será cobrado aluguel após a licitação desse espaço. Enfim, pra gente é um momento de alegria porque isso aqui passou por várias administrações, cada prefeito teve a sua dificuldade, mas eu vou ser o que vai participar do final dela, onde os recursos hoje, dessa etapa da obra, são recursos municipais, onde a prefeitura tá gastando aqui cerca de R$ 300 mil de recursos próprios” declarou o Prefeito Israel Saldanha.
A obra de restauração do imóvel, que foi construído no ano de 1782 para servir como aposento dos Ouvidores da Câmara, foi orçada em aproximadamente R$ 977 mil. Mesmo com o passar dos anos, a Casa ainda hoje possui características próprias principalmente em seus traços austeros e sem excessos do barroco brasileiro, fatores esses que contribuem para que o prédio volte a ser mais um grande atrativo turístico da cidade.