Espaço terá 95 boxes internos e 21 lojas externas; espaço também vai contar com praça de alimentação
Em várias capitais brasileiras – Mercados Públicos -, são espaços de laser, atrativos turísticos e econômicos. Contribuem significativamente com a urbe. E o de Penedo, com a sua beleza arquitetônica e localização, pode se transformar em um ponto de referência.
Após se arrastar por cinco longos anos, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Ciências e Tecnologia e Meio Ambiente, Pedro Soares, garantiu que se tudo ocorrer dentro do cronograma, o Mercado Público de Penedo será entregue a população no dia 20 de dezembro. A obra teve início em 2008, na primeira gestão do então prefeito Marcius Beltrão (PDT) e se arrastou pela dobradinha Toledo/Saldanha (PSDB/DEM).
Toda a pintura interna foi refeita e a externa em fase de conclusão. As travessas Carvalho Sobrinho (Theatro) e Dionísio Campos (Caixa), estão passando por reformas. Ambas vão virar calçadão, para facilitar o acesso do Centro a feira livre. Em entrevista ao programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), o secretário falou sobre o assunto.
“Estamos chegando aos momentos finais. As duas ruas que ficam ao lado do mercado serão calçadões, para acesso a feira. Com relação aos boxes, a empresa que ficou responsável pela construção afirmou que na próxima semana vai iniciar a montagem. Estamos trabalhando muito para que a obra seja entregue no dia 20 de dezembro”, assegurou Pedro Soares.
Cadastramento dos que vão ocupar
O secretário ainda na entrevista, fez um alerta para os futuros permissionários para que façam a inscrição do Micro Empreendedor Individual (MEI). “Existem alguns futuros ocupantes que ainda não fizeram a suas inscrições no Micro Empreendedor Individual. Isso é pré-requisito para ocupar. Os que não deram entrada na documentação, providenciem. Qualquer dúvida, procurem a secretaria”, alertou.
Lojas entregues e parceria com a Caixa
De acordo com Soares, as chaves das lojas externas já foram entregues aos permissionários. Além disso, também foi fechado uma parceria com a Caixa Econômica. “Todos os empresários das lojas externar já receberam suas chaves, para que iniciem o processo de organização e montagem. Outra boa notícia foi que fechamos uma parceria com a Caixa Econômica. O Mercado Público de Penedo vai contar com cinco caixas eletrônicos”, contou o secretário.
Requalificação do Centro Histórico
Com a reabertura do Mercado Público, a requalificação do Centro Histórico de Penedo terá início. Toda a área ocupada por ambulantes, será liberada e, estes irão passar para o interior do Mercado. Desta forma, será dado o primeiro passo para o projeto de reurbanização da área, que também foi contemplada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. Onde a cidade vai receber mais de R$ 20 milhões (Ler matéria relacionada).
Só no entorno do Mercado Público, vão acontecer quatro intervenções que fazem parte do PAC: 1 – Restauração do Teatro Sete de Setembro; 2 – Restauração do Casarão da Biblioteca de Penedo; 3 -Implantação do Museu de Lapinhas e Religiosidade – Igreja de São Gonçalo; 4 – Requalificação urbanística do Largo de S. Gonçalo (Requalificação urbana do centro comercial).
Para que isso ocorra, os logradouros: Avenida Floriano Peixoto; Rua São Miguel; Rua Fernando Peixoto/Joaquim Nabuco; Travessa Batista Acyoli; Avenida Comendador Peixoto; Avenida Duque de Caxias; Avenida Divaldo Suruagy; Praça 12 de Abril e Travessa Carvalho Sobrinho, serão desocupadas. Ao todo, a requalificação atende 95 comerciantes e ambulantes, que também estão no antigo prédio da Kaiser, orla ribeirinha e coliseu (ao lodo do Restaurante Oratório).
Configuração do Mercado Público
Todos os ambulantes e comerciantes cadastrados vão ocupar 95 boxes na área interna e 21 lojas externas. “Na área interna vamos separar por ilhas. Uma área de bijuterias, importados, artesanato. Também vai existir uma praça de alimentação. Tudo vai ser padronizado e organizado. O local vai ser referência na região”, garantiu Soares.
Gestão do local
De início, a gestão do Mercado Público Penedo vai ser municipal. Porém, vamos trabalhar e orientar para que no futuro, seja privada. Ou seja, uma espécie de condomínio que possa ser administrado por eles mesmos.
“O prefeito orientou que a gestão do prédio seja deles mesmos, ou então, do sindicato que os representa. Sabemos que é complexo, tudo novo. Eles disseram que ainda não estão prontos para isso. Mas, iniciamos a construção para que ocorra. Vamos qualificá-los com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Tudo vai ser feito em conjunto. Todos precisam trabalhar unidos. Se algo der errado, todos serão prejudicados”, observou.
“Este momento vai ser muito propício para toda a cidade e, claro, para os comerciantes e ambulantes de Penedo. Todos vão estar em um único lugar, seguro, com banheiros, praça de alimentação. Neste primeiro momento também vamos ajudar em tudo. Ainda vamos cuidar da divulgação e publicidade do local. Sem falar que todo o Centro Histórico de Penedo, vai ganhar com o fim da ocupação desordenada. Tenho certeza que toda a sociedade vai sair ganhando. Estamos confiantes que tudo vai dar certo”, concluiu o Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Ciências e Tecnologia e Meio Ambiente, Pedro Soares.
