Coronel Pinheiro concede entrevista à Rádio Penedo FM e fala dos trabalhos à frente da PM e da segurança em Penedo
A pouco mais de dois meses, o coronel Marcus Aurélio Pinheiro, natural de Penedo, assumiu o comando-geral Polícia Militar de Alagoas. E nesta terça-feira (1º), o comandante esteve em sua primeira visita operacional ao 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), da ‘Cidade dos Sobrados’, do qual já esteve no comando.
E durante a visita oficial, Pinheiro concedeu entrevista ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), para falar dos trabalhos desenvolvidos à frente da Briosa, e claro, sobre o clima de insegurança que norteia Penedo. E afirmou que a cidade vai voltar a ser pacata. O oficial também apresentou o novo comandante da área de atuação do 11º BPM e expôs ações que visão o enfrentamento ao crime.
Combate à criminalidade
Abrindo a entrevista, o coronel falou que vai dar uma resposta à sociedade penedense e que os índices negativos vão diminuir. “Estamos reforçando o policiamento local. Vamos diminuir os índices de roubos, assaltos e homicídios. O quadro nos preocupa, mas a cidade vai voltar a ser pacata”, garantiu comandante da PM.
Projetos
De acordo com Pinheiro, vários projetos estão em andamento. “Assumimos a cerca de dois meses e existem vários projetos em andamento. Desde a aquisição de novas viaturas, até a construção da sede própria de vários batalhões, inclusive o de Penedo. Estamos em entendimento com a atual gestão sobre a área. Isso é muito importante para o nosso efetivo que vai aumentar. A casa que nos serve de Batalhão não condiz com o nosso propósito”, observou.
Major assume comando em Penedo
Ainda durante a entrevista, o novo comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Penedo, o major Joanilson Sampaio Costa Júnior, foi apresentado e trouxe uma boa notícia, que o município de Penedo dentro de alguns dias, vai passar a contar com o reforço da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM), sendo 12 militares, divididos em dois turnos de 12hrs.
“Estamos com uma turma em formação no 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Arapiraca, e alguns destes farão o reforço do Batalhão de Penedo. O nosso comandante-geral vem dando total apoio nas ações no município. Outra novidade é que estamos em fase de implantação da Rocam na cidade. Com as motocicletas o tempo resposta no combate ao crime é bem menor. Em lugares que uma viatura não tem acesso, uma motocicleta com condutores treinados consegue. Estamos em planejamento. Serão dois turnos no enfrentamento ao crime, um de 07hrs às 19hrs e outro de 19hrs às 07hrs. Com isso, vamos ter uma resposta que vai contribuir com a diminuição dos crimes”, frisou o major Joanilson Sampaio, comandante de Penedo.
Ano político
Ainda durante a entrevista, o coronel Pinheiro afirmou que sabe que se trata de um ano político, e não chegou desavisado.
“Sabemos que estamos em pleno ano eleitoral. Sabemos que a imprensa vai bater na área de segurança pública. Sabemos que só visam à política. Esqueçam e deixem para os palanques. Briguem por políticas públicas que todos precisam. Apesar das dificuldades enfrentadas, estamos dando a vida pelos cidadãos. Enquanto você dorme, a gente está na rua abordando e combatendo o crime. Então, deixem a segurança pública conosco. Não estamos brincando”, avisou o comandante-geral da Polícia Militar.
Alerta aos pais
Diante a grande incidência de jovens envolvidos em crimes, o coronel Pinheiro também observou que a família tem um papel importante.
“Já entramos em contato com o promotor de Justiça Sitael Jones Mendes para que a partir das 22hrs, se um menor for pego na rua sem documentação, seja levado ao Conselho Tutelar e os pais sejam chamados. A família precisa participar. Os pais precisam saber aonde seus filhos andam. Precisam saber quem são as suas amizades. Acompanhá-los na escola. Se os pais não investem nos filhos, não os vigiam, no futuro vão dar trabalho às forças polícias. E o resultado, todos nós sabemos”, concluiu o coronel Marcus Aurélio Pinheiro.
