Estudantes da rede pública estadual que residem no bairro Campo Redondo, comunidade localizada no limite entre as zonas urbana e rural do município de Penedo, estão perdendo aulas por falta de transporte escolar. A solicitação da inclusão do serviço apresentada à 9ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE) foi repassada à Secretaria Estadual de Educação desde o dia 21 do mês passado, mas ainda aguarda definição.
O assunto que tem preocupado pais e estudantes voltou a ser noticiado na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) nesta terça-feira, 17, durante o programa Lance Livre. A professora e coordenadora da 9ª CRE, Cleide Cerqueira disse que a lista com alunos residentes no Campo Redondo, confirmada por atestado das respectivas escolas onde estudam, também foi entregue ao setor competente.
Até o transporte para o deslocamento entre o Campo Redondo e as unidades de ensino está garantido, restando a realização da conferência da rota para a formalização do contrato entre o dono do ônibus e a empresa terceirizada pelo Estado para gestão do transporte escolar. Para não perder aula, alguns estudantes percorrem cerca de cinco quilômetros de bicicleta, à noite, para continuar frequentando a escola, situação considerada de risco.
Inscrições para o PBA prorrogadas
Aproveitando a audiência da Penedo FM, Cleide Cerqueira pediu que os professores interessados em atuar no Programa Brasil Alfabetizado (PBA) compareçam na CRE. A inscrição para o ensino de jovens a partir do 15 anos, adultos e idosos não alfabetizados foi prorrogada até a próxima segunda-feira, 23. O curso tem duração de oito meses e cabe ao professor formar turmas com pelo menos sete alunos na zona rural e quatorze na área urbana.