×

Penedo

Áudio: Águas das chuvas invadem casas doadas pelo Governo de Alagoas em Penedo

Residencial Vale do Marituba foi entregue há pouco mais de um ano

Entregues há pouco mais de um ano pelo governador Teotônio Vilela Filho (PSDB), as casas do Conjunto Habitacional Vale do Marituba, localizado no bairro Raimundo Marinho, parte alta de Penedo, começaram a apresentar uma série de problemas. Quando chove a situação se torna ainda mais grave. As ruas do residencial ficam praticamente intransitáveis.

A qualidade das casas sempre foi questionada pelos moradores da localidade. Principalmente pelo fato delas terem sido doadas aos beneficiários sem que o conjunto tivesse totalmente pronto. Os problemas vão desde a falta de drenagem às precárias condições estruturantes do residencial como um todo.

Na manhã desta quarta-feira, 04, durante a transmissão do Programa Lance Livre, apresentado pela radialista Martha Martyres, na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), moradores da localidade explanaram aos ouvintes da emissora alguns dos problemas que estão enfrentando no momento por ocasião das chuvas que desde o início da semana castigam boa parte do estado.

“Eu sou manicure e tenho medo de sair para trabalhar, deixar minha filha em casa e quando chegar encontrar tudo no chão. As paredes das casas estão rachadas e podem cair a qualquer momento” declarou uma das moradoras da rua Tucunaré, enfatizando que recebeu a casa incompleta, sem reboco e com a caixa d’agua no chão.

Quando as chuvas de agravaram a construtora responsável pela obra foi acionada e ao verificar as rachaduras de uma das casas achou melhor esvaziar e demolir o imóvel. Os moradores das outras casas do conjunto estão com medo de que suas residências também não resistam ao efeito das chuvas e venham a causar males ainda piores já que também apresentam inúmeras rachaduras.

A falta de drenagem faz com que não corra o escoamento das águas. Com isso, a água das chuvas ficam concentradas em apenas um lugar e quando chega a um volume maior acaba invadindo as casas, deixando um rastro de destruição. Problemas semelhantes foram registrados nesta quarta-feira, 03, nas casas do “Programa da Reconstrução” que foram doadas pelo Governo de Alagoas em Murici, União dos Palmares e Rio Largo.

Collor manda governador reconhecer erro

Arquivo - aquiacontece.com.brO presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, senador Fernando Collor (PTB-AL), fez duras críticas ao governador Teotônio Vilela. Na sua avaliação, faltou responsabilidade na parte que tocou ao Estado – a escolha dos terrenos – e por isso os alagamentos estão ocorrendo, desalojando mais uma vez essas famílias.

O senador mandou que o governador reconheça sua culpa nessa situação, admita o erro e peça desculpas a essas famílias. “Essas casas demoraram três anos para serem construídas. Essas pessoas moraram durante três anos em condições subumanas. Três anos depois, o governo de Alagoas entrega as casas nessa situação”, disse o senador, destacando que o governo federal não tem nenhuma responsabilidade na escolha do terreno. “Essa atribuição ficou por conta do governo estadual. A Caixa Econômica, fez tão somente o financiamento dos imóveis, pelo programa Minha Casa, Minha Vida”, explicou Collor.

O ex-presidente da República também citou o Ministério Público Estadual, que, na sua opinião, deve entrar no caso imediatamente, para apurar as responsabilidades por “mais esse desastre que está acontecendo em Alagoas”, e disse que isso não pode ficar assim. “O descaso em relação a tudo, neste governo, acontece à luz do dia. E a população vai permanecer calada diante disso tudo?”, questionou o senador alagoano.