×

Penedo

Áudio: Motoristas da rede estadual de educação estão há quatro meses sem salários

Servidor alega que problema foi ocasionado pela municipalização


Os motoristas dos ônibus escolares da rede estadual que prestam serviço na cidade de Penedo, estão há quatro meses sem receber salário. A informação foi levada ao conhecimento da população na manhã desta terça-feira, 20 de dezembro, por José Lenilson Matias, proprietário de ônibus que procurou a Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) para tornar público o caso que vem angustiando toda a categoria.

De acordo como José Lenilson Matias, conhecido como “Pirrita”, os motoristas que estão sem receber os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro foram os que migraram para a municipalidade. Segundo ele, quando esses funcionários foram municipalizados e em seguida devolvidos ao Estado eles pararam de receber o dinheiro.

Ainda conforme José Lenilson, antes existiam em Penedo os motoristas da rede estadual e da municipal. No entanto, um acordo entre o Governo e a Prefeitura fez com que os motoristas do estado fossem municipalizados. Com isso, o Estado repassaria o recurso para a Prefeitura realizar o pagamento dos funcionários, ficando essa atividade sobre o gerenciamento do secretário municipal de educação, o professor Ronaldo Vicente.

“Hoje não é mais o município que paga aos motoristas porque viu que o dinheiro não dava e devolveu para o Estado. Aí é que tá o problema. Nós estamos sendo penalizados, mas não pedimos para passar para o município e quando o secretário devolveu ao Estado, paramos de receber. Os motoristas que não foram municipalizados estão recebendo normalmente e nós não”, acrescentou Pirrita.

Sem ter nenhuma resposta concreta a respeito do pagamento de seus salários, os motoristas resolveram parar as atividades na cidade. O movimento teve início nessa segunda-feira, 19, e só terminará, segundo José Lenilson, quando o Estado ou município garantir que eles serão pagos.

A responsável pela 9ª Coordenadoria de Ensino foi procurada para esclarecer o fato, mas no momento se encontrava indisponível por está participando de uma reunião na área de educação no município de Porto Real do Colégio.