×

Maceió

Audiências temáticas discutem Plano Municipal de Educação

Com o tema “Planejando a próxima década para uma educação de qualidade”, teve início segunda-feira (27) a Semana de Audiências Temáticas que está discutindo o Plano Municipal de Educação para a cidade de Maceió.

A palestra de abertura aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) e contou com a participação das professoras Telma Vitório, do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Ana Cristina, da Secretaria Municipal de Educação (Semed); Iraildes Correia, do Centro de Educação da Ufal e a consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) Rita Ippolito, que discutiram a Educação Infantil e o Ensino Fundamental na rede municipal.

A discussão prossegue nesta terça no auditório da Semed, com as professoras da Ufal Aldelayne Ferreira e Ruth Vasconcelos, com os temas Direitos Humanos e Igualdade Social. Referindo-se a direitos humanos, a professora Aldelayne Ferreira disse que o Plano deve favorecer a construção de saberes apoiados em valores e práticas que colaborem para a formação de sujeitos de direito desde a infância. “A gente precisa viver os direitos humanos para mudar essa prática de violação”, reforçou a professora.

Para a professora Ruth Vasconcelos, o desafio é estabelecer princípios e diretrizes que passem a ser referências valorativas e normativas para estudantes e professores. “Não basta atender a uma exigência legal de respeito aos direitos humanos no papel. É preciso que o respeito aos direitos humanos se expresse nas atitudes, gestos e comportamentos dos atores que compõem o universo escolar”, explica a professora.

Conforme a programação, as audiências temáticas prosseguem nesta quarta (29), no auditório da Semed, discutindo Educação Especial com as professoras da Ufal Viviane Nunes Sarmento e Elisângela Leal Mercado. Na parte da tarde, os temas a serem discutidos são Educação Ambiental e Educação do Campo. No dia 30, a audiência será no auditório do Sinteal, com o tema Valorização dos Profissionais da Educação.

Os debatedores serão as professoras Girlene Lázaro, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e Rosilania Macedo, da Semed. Gestão, Financiamento e Regime de Colaboração serão debatidos pelos professores Jailton Lira, do Conselho Municipal de Educação, Marta Palmeira, da Semed, e Alexandre Chagas, coordenador do Fundo Municipal de Educação da Semed. A palestra vai acontecer no auditório do Sinteal. No dia 31, o encontro será no auditório da Semed e vai discutir Educação para Igualdade das Relações Étnico-raciais, no primeiro horário. À tarde, será discutido Educação para Igualdade das Relações de Gênero e Diversidade Sexual.

O plano é um documento orientador de políticas públicas e está aprofundando o debate nas temáticas abordadas pelo Plano Municipal de Educação, através das metas e estratégias para a Educação no Município. A Secretaria Municipal de Educação faz um chamamento a todos os interessados em conhecer e contribuir com a construção do Plano Municipal de Educação de Maceió.