Em virtude do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama em mulheres, a Comissão Especial de combate ao câncer de mama da Câmara de vereadores de Penedo, junto com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, o Grupo de Mulheres Guerreiras e o Sindspem em Parceria com a Prefeitura de Penedo realizaram na manhã dessa quinta-feira (19), uma Audiência publica, denominada de Audiência Rosa, com o objetivo de debater o combate ao câncer de mama em Penedo, as estratégias de prevenção e a incidência da doença.
O evento que contou com a presença dos vereadores penedenses, profissionais da área de saúde, representantes de movimento relacionados ao tema, entre outras pessoas interessadas no assunto, teve como lema: “Você não está sozinha, nos estamos com você”.
A audiência teve como objetivo principal debater com a sociedade, o atendimento das mulheres portadoras da doença, discutindo melhorias que possam ser implementadas, esclarecendo também diversas questões sobre o tema.
Os representantes do legislativo municipal presentes ao evento se pronunciaram sobre o tema destacando a importância de eventos como esse, que debatem um tema essencial para toda a sociedade, estando a câmara de vereadores inserida nesse processo. Incentivando também as pessoas do sexo feminino a fazer o autoexame com mais frequência, para que a doença seja tratada o quanto antes, pois dessa forma as possibilidades de cura sobem consideravelmente.
O evento também contou com a presença da Ex-presidente do Sindspem, Sandra Cristina Alves que recentemente foi vítima da doença, mas que alcançou a cura, graças ao diagnostico precoce. Ela falou sobre o tema, destacando sua experiência pessoal no combate ao câncer de mama.
A Doutora Rayssa Rodrigues Silva, palestrante do evento, abordou a importância do auto exame para o diagnostico precoce da doença.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Sendo importante estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população, para essa realidade.
