Gestores públicos estaduais e municipais, além de empresários do setor turístico da região da Costa dos Corais, litoral norte de Alagoas, reuniram-se em audiência pública, na tarde de ontem quarta-feira (11), no Centro de Convenções, em Maceió, para referendar o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) da Costa dos Corais.
O documento, construído de forma participativa e aprovado pelo Ministério do Turismo, é uma exigência do Prodetur Nacional para a liberação de recursos para investimentos na região da Costa dos Corais. “Com a aprovação desta carta consulta, as possibilidades de crédito junto ao BNDES e ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimentos em obras de infra-estrutura turística vão aumentar consideravelmente”, expôs a secretária de Turismo de Estado, Danielle Novis, destacando que o PDITS é resultado de dois anos de encontros entre gestores e empresários do litoral norte.
As ações priorizadas pelo PDITS contemplam os cinco componentes financiados pelo BID, a saber: estratégia de produtos turísticos, estratégias de comercialização, fortalecimento institucional, infraestrutura e serviços básicos, e gestão ambiental.
O PDITS é um instrumento capaz de orientar o crescimento do setor turístico nos onze municípios componentes do Polo Costa dos Corais – Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, São Luiz do Quitunde, Barra de Santo Antônio, Paripueira e Maceió -, estabelecendo, de forma integrada e sustentável, em curto, médio e longo prazo, as bases para a definição de ações.
A audiência pública é um dos marcos do programa Alagoas Tem Pressa, que viabiliza projetos estruturantes para o desenvolvimento da atividade turística. O encontro será aberto a qualquer interessado no setor turístico da região e tem foco nos atores locais, incluindo prefeituras, trade turístico, entidades do terceiro setor, universidades, entre outros.
Ocupação
Quanto ao índice de ocupação hoteleira de Alagoas, Danielle Novis expôs que o cenário é bastante favorável para a chamada baixa temporada no Estado.
“Nunca estivemos tão bem. Os números de desembarque no aeroporto de Maceió apresentaram crescimento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Com isso, a ocupação hoteleira também apresenta números favoráveis, com o período registrando ocupação de 80%, chegando a até 100% em algumas semanas, motivo pelo qual verificamos aumento no número de leitos”, emendou Novis.
Investimento
Para a secretária, os números favoráveis são resultado dos investimentos e estratégias para a captação de eventos.
“Estes números são fruto de toda uma estruturação planejada. Ao posicionar Alagoas como um destino também de eventos, conseguimos equacionar melhor o fluxo turístico durante todo ano. Alagoas não é mais apenas um destino de lazer, já que o Estado possui as condições necessárias e já vem abrigando, na baixa temporada, eventos nacionais e internacionais”, completou Danielle Novis.