O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) realiza nesta quinta-feira, 22, audiência pública em Penedo, município situado na região do Baixo São Francisco, para apresentar os estudos relacionados aos impactos ambientais decorrentes da instalação de uma linha de energia entre Sergipe e Alagoas.
A audiência acontece no Theatro Sete de Setembro, a partir das 19 horas, começando a apresentação do empreendimento de responsabilidade da Eletrobras. A obra está orçada em R$ 32 milhões e deve gerar cerca de 200 empregos diretos durante sua construção, prevista para ser concluída em 18 meses. A linha de transmissão de energia elétrica de 230 kilovolts é anunciada como investimento que vai melhorar a qualidade do serviço para a região.
A linha de transmissão tem o seu traçado entre as cidades de Jardim-SE e Penedo-AL. A programação da audiência prevê a apresentação da parte de engenharia por representantes da Eletrobras, exposição seguida dos relatórios de impacto ambiental da obra, estudo realizado pelo IBAMA. Após as exposições, haverá uma pausa para um lanche nas dependências do teatro, com retorno para o debate que finalizará a reunião.
A audiência pública sobre a linha de transmissão Jardim-Penedo estava prevista para ser realizada em 9 de junho, mas um “apagão” registrado naquela data deixou quatro municípios ribeirinhos sem energia durante cerca de 9 horas. O blecaute foi provocado devido a quebra de um cabo da rede de transmissão entre as duas subestações de energia situadas em Penedo, uma operada pela Chesf e a outra pela Eletrobras Distribuição Alagoas.