Tecnologia que trabalha em prol dos direitos do consumidor. Foi esse um dos principais fatores que levaram o Procon/AL a realizar, durante a última edição da Semana do Consumidor, ocorrida este mês, a primeira audiência conciliadora online do Estado. O novo recurso está totalmente à disposição da população com dois rápidos canais para aqueles que quiserem resolver questões relativas aos direitos do consumidor, dentro do ambiente digital.
A diretora de atendimento do órgão, Bruna Monteiro, explicou que as denúncias podem ser feitas tanto na página oficial do Procon/AL no Facebook (facebook.com/ProconAL), quanto no site da entidade (procon.al.gov.br) e por telefone. As audiências normalmente são marcadas 30 dias após a denúncia ser apreciada pelo órgão, que antes tenta resolver a questão por meios mais diretos.
“Uma vez a denúncia feita, nós procuramos resolvê-la sem a necessidade de audiência.
Conversamos com as partes, entramos em contato com as empresas pela nossa linha direta, e tentamos entrar em acordo por ali mesmo. Caso não tenhamos sucesso, aí sim a conciliação tem que ocorrer, seja ela presencial ou digital”, afirma.
Conforto
Uma das grandes vantagens da audiência online é a comodidade. A parte interessada que desejar ter a sua conciliação em meio virtual, só precisa dispor, na data e hora marcadas, de um computador com conexão via internet de 1Mbps e uma webcam.
“Sem dúvida, a possibilidade das partes poderem participar da audiência digital representa um grande ganho, não só em comodidade, como em praticidade. Em alguns casos, não só o consumidor está na cidade, mas como a outra parte também. Isso sem falar nos casos em que os envolvidos sejam idosos, ou tenham dificuldades de mobilidade”, esclarece Bruna Monteiro.
“Assim, cada um com o seu computador conectado à internet, pode participar sem nenhum prejuízo. Todo o conteúdo da conciliação é gravado, funcionando como uma assinatura digital”, conclui a diretora de atendimento do Procon/AL.