×

Cultura

Atrações culturais marcam Dia Alagoano do Teatro

Escola de Samba Girassol também se apresentou e animou as festividades

A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) promoveu, nesta sexta-feira (14), uma programação especial em comemoração ao Dia Alagoano do Teatro, quando o público pôde conferir, de maneira gratuita, apresentações produzidas por grupos de artistas locais, além do desfile da Escola de Samba Girassol, que levou alegria às pessoas que participaram da festa.

O Dia Alagoano do Teatro foi instituído no ano de 2001 e é comemorado em 14 de maio, dia do aniversário de Linda Mascarenhas, principal ícone da atividade teatral no Estado e fundadora da Associação Teatral das Alagoas (ATA).

As apresentações foram inciadas com a Cia. Teatral Ambrosina Maria da Conceição, do município de Paripueira, que exibiu a performance “Artistas”, com o texto elaborado pelo coordenador do grupo, Marcos Tabica. Em seguida, a Cia. Teatral Bellas Artes encenou um trecho do irreverente espetáculo “Os Pecinhas”, que fala sobre o tradicional bloco carnavalesco de Maceió, divertindo a plateia presente à Praça Deodoro.

Após as perfomances, cerca de 20 integrantes da Escola de Samba Girassol, do bairro do Vergel do Lago, se apresentou para o público, cantando o samba-enredo tema do carnaval deste ano, que fez referência ao centenário do Teatro Deodoro. O presidente da Girassol e grande apreciador de espetáculos teatrais, Ivan Nicácio, explicou como surgiu a ideia de escolher o enredo do carnaval 2010 e falou sobre a importância do Teatro Deodoro para o povo alagoano.

“O Teatro Deodoro é um patrimônio de Alagoas. O tema do carnaval deste ano foi escolhido como forma de homenagear parte da cultura do nosso Estado. Vimos que acertamos nessa decisão após o belíssimo desfile realizado pela escola, que emocionou muitas pessoas”, destacou Ivan Nicácio.

As comemorações foram encerradas às 19h30, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, com a apresentação do espetáculo “As desgraças de uma criança”, de Martins Pena, encenada pela Associação Teatral das Alagoas (ATA). O grupo, que foi fundado em 12 de outubro de 1955, representa para o diretor artístico do Diteal, Alexandre Holanda, a resistência do teatro alagoano que, mesmo diante de dificuldades, é capaz de realizar excelentes produções, elevando o nome do Estado dentro desse cenário.

“A ATA nos mostra a força do teatro alagoano. Em quase 55 anos de existência, o grupo se tornou um dos mais atuantes do Estado. O espetáculo encerra as atividades de um dia de comemorações e merecidas homenagens. Além disso, serve para refletirmos e percebermos o que pode ser feito para fomentar esse setor em Alagoas”, fala Alexandre Holanda.