×

Penedo

ATP Engenharia volta a trabalhar na elaboração do projeto da ponte Penedo/Neópolis

A ponte terá extensão aproximada de 1.100 metros e largura de 18,50 metros

Assim como já anunciado anteriormente, o projeto técnico e ambiental da ponte Penedo-Neópolis foi retomado e já está em fase de conclusão. A notícia sobre o reinício do contrato firmado entre a Codevasf e a ATP Engenharia foi publicada na edição do dia 22 de outubro do Diário Oficial da União.

Com isso, a ATP Engenharia retomou os trabalhos para a conclusão dos estudos. Superada essa fase, será o momento de correr atrás dos recursos necessários para a construção da ponte que deve melhorar o escoamento da produção agropecuária no Baixo São Francisco e aumentar o fluxo de pessoas entre Alagoas e Sergipe.

A interrupção do contrato ocorreu por conta da dificuldade financeira pela qual o Governo Federal vem passando, o que acabou atingido diretamente a Codevasf, assim como outras estatais. No entanto, assim que tomaram conhecimento do ocorrido, o prefeito de Penedo, Március Beltrão (PDT) e o vice-prefeito, Ronaldo Lopes (PMDB), tentaram reverter a situação em Brasília, e conseguiram.

Graças à intervenção do senador presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB), a suspensão foi cancelada e os trabalhos de elaboração do projeto objetivando a implantação, melhoramentos, pavimentação e obra de arte especial, inclusive estudos e projetos ambientais, para a ponte sobre o Rio São Francisco ligando Penedo, em Alagoas, a Neópolis, em Sergipe, voltaram a acontecer normalmente.

A ponte terá extensão aproximada de 1.100 metros e largura de 18,50 metros. Os acessos, que farão parte do projeto, estão calculados em 7,5 mil metros. O projeto incluirá ainda passeio e ciclovia, cada qual com largura estimada de dois metros.