×

Maceió

Ato público reúne cerca de 3 mil pessoas em Maceió

O ato público programado para hoje (11) em Maceió, reuniu cerce de 3 mil pessoas. A concentração aconteceu às 14h, na Praça do Centenário, no bairro do Farol, de onde os participantes saíram em direção ao centro da cidade em passeata, passando pelo Palácio República dos Palmares, Câmara de Vereadores, Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa do Estado.

“Para a CUT e as demais entidades, o grito que ecoa das ruas por melhorias em saúde, educação, transporte público, segurança, moradia, entre outros, são antigas reivindicações das centrais sindicais e dos movimentos sociais. O movimento sindical defende a classe trabalhadora, mas não deve esquecer a pauta da juventude, dos movimentos sociais e populares”, afirma a presidenta da CUT-AL, Amélia Fernandes.

O ato teve a presença de trio elétrico e muitas faixas, bandeiras e cartazes que pediam melhorias na mobilidade urbana, com transporte público mais barato e de melhor qualidade. Segundo a CUT, “Em Alagoas, a mobilização destacou ainda a falta de políticas públicas em saúde, educação, saneamento, o descaso com as reivindicações das categorias de servidores e as parcerias público-privadas (PPPs) na área de saneamento, que trazem prejuízos à população. As entidades e os movimentos lutam ainda pela valorização do servidor público, que continua com a data-base em aberta, contra a criminalização dos movimentos sociais e as práticas antissindicais e a discussão sobre a violência em Alagoas, que vem vitimando principalmente os jovens negros da periferia”.

O ato contou com as presenças de trabalhadores rurais do Estado de Alagoas, estudantes e funcionários públicos que pediam melhores condições de trabalho e salários mais justos. Durante a manifestação o trânsito ficou lento e em alguns momentos parados, mas nenhum incidente aconteceu. Equipes da Polícia Militar, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito acompanharam todo o percurso que acabou na Praça Centenário, local da concentração.