×

Política

Ato ‘Fora Collor’ é abafado por caminhada de apoio ao candidato

Cartazes

O ato “Fora Collor” programado para acontecer na manhã desta quarta-feira (11) na capital alagoana, parece ter atraído apenas a juventude de diversas agremiações partidárias, não representando no todo a vontade da população que não esboçou nas ações a aprovação ao ato encabeçado pelo Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral – MCCE.

Os cartazes se misturavam entre “Xô Collor” e “Fora Téo”, sendo estes últimos em pequena quantidade para que não fosse desvirtuada a ideia principal do movimento. A imprensa nacional que estava aposta para cobrir o movimento teve sua atenção desviada para outra passeata que apareceu do nada, abafando praticamente os gritos de ordem “Collor Nunca Mais e Xô Collor”.

O candidato ao governo, Fernando Collor de Melo (PTB), concedia entrevista ao radialista e candidato a deputado estadual, França Moura, em seu programa que é exibido através de seu site na web, e lamentou que atos em confronto a democracia ainda tentem barrar a vontade do povo, dizendo que era uma pena o ato “Fora Collor” já nascer morto.

Risco de Conflito

Em determinado momento dois militantes do ato pró-Collor, resolveram circular com faixas de apoio ao candidato entre os manifestantes do movimento contrário. Neste momento o clima esquentou sendo necessário que a polícia militar interviesse para tirar os jovens do ato contrário e recolhesse as faixas que estavam com eles. As provocações foram constantes dos dois lados e mesmo sem agressões físicas ou verbais o clima continuou tenso por algumas horas.

O pelotão da Rádio Patrulha (RP) foi acionado e se manteve firme no local dos atos para evitar qualquer tipo de confronto entre os manifestantes. Em determinado momento os homens da RP recolheram as faixas e dispersaram a multidão que se aglomerava nas proximidades do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), contrariando inclusive a Lei Eleitoral, que não permite manifestações a favor de nenhum candidato a menos de 200 metros de uma instituição pública.