×

Meio Ambiente

Ato de Mobilização pela preservação do Rio São Francisco, marca as ações da semana da água em Piaçabuçu

Evento tem como tema "Beba Nossa Água"

Uma mobilização pela preservação do Rio São Francisco na Orla de Piaçabuçu, localizado a 135km da capital alagoana, deu início oficialmente a Semana da Água no município que vem sofrendo pela salinidade d'agua nas torneiras.

A evento foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o IMA, ICMbio, Governo do Estado, SEMARH e ONG Olhe o Chico, com o tema “Beba Nossa Água”.

Uma balsa com alunos da rede municipal, autoridades, pescadores e comunidade passeou pelas margens do rio ao do som do violino e canções que em suas letras cantavam a dor e chamavam a todos para se unir em defesa do Velho Chico. Uma cena teatral foi montada pra dramatizar o sofrimento do povo ribeirinho, que tem nas águas do rio o seu sustento.

Já em terra no terminal turístico, foi oferecido um saboroso e nutritivo café da manhã, e logo após os alunos fizeram varias apresentações e paródias em defesa do rio da Integração Nacional.

O movimento serviu de clamor pela conscientização ambiental na preservação do rio que está morrendo.

Redução da vazão a vista

Devido ao agravamento da situação hidrológica na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) deverá iniciar, no próximo dia 22 de março, teste visando à redução da vazão mínima de 700 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 650 m³/s, no trecho do rio entre os reservatórios de Sobradinho (BA) e Itaparica (PE), durante o período de cinco dias.

A decisão de realização do teste será tomada no próximo dia 20 de março, em reunião de avaliação da operação dos reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas, com a participação do Ibama, Ministério de Minas e Energia, Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) Ministério da Integração Nacional, entre outros órgãos, entidades civis e usuárias.

“Estamos no final do período úmido e as chuvas que caíram ficaram abaixo do esperado. Com essa estiagem que já chega no sexto ano seguido, todos os usuários do Rio São Francisco são atingidos. A operação dos reservatórios está com o propósito maior de armazenar água para os usos múltiplos, em especial, o abastecimento humano”, declarou o diretor de Operação, João Henrique Franklin.

Ele destacou que, apesar das condições hídricas desfavoráveis, não há risco de desabastecimento de energia elétrica. “O Setor Elétrico dispõe de outras fontes de energia, como a eólica, a termelétrica e a importação de energia pelo Sistema Interligado Nacional”, explicou.