Marily dos Santos conquistou o tetracampeonato
Mais de 800 atletas inscritos e avulsos participaram nesta sexta-feira (15), da V Meia Maratona Caixa da República. Os grandes vencedores da prova dos 21 km geral foram a alagoana, Marily dos Santos com o tempo de 01:23:07.77, que se sagrou tetracampeã, e o mineiro Valdir Sérgio de Oliveira (01:08:14.05). O evento é promovido pelo governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado Adjunta do Esporte, com a direção técnica da Federação Alagoana de Atletismo, patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da SMTT, CPC e BPTRAN.
O evento, em homenagem a data da Proclamação da República (dia 15 de novembro), com largada e chegada ao Memorial à República, na Avenida da Paz, contou com a presença do governador Teotonio Vilela que, às 7h:45 deu a largada para a prova dos portadores de deficiência físico motor (5 km). Às 8h largaram os corredores da prova elite (21 km) e da corrida rústica (10 km e 5 km).
A competição contou com a presença de atletas amantes dessa modalidade, corredores jovens e adultos na faixa etária dos 18 até acima dos 70 anos. Todos receberam medalhas de participação e os vencedores, além de troféus, partilharam uma premiação de R$ 50 mil, divido entre os campeões das respectivas categorias, conforme o regulamento.
“A meia maratona está consagrada como o maior evento efetivo do calendário das provas de ruas do Estado. E é um espaço democrático aberto para todos, atletas e paratletas, iniciantes, amadores e profissionais”, afirmou o secretário de Estado Adjunto do Esporte, Jorge VI, lembrando que o governo estadual levará os dois campeões dos 21 km geral masculino e feminino alagoanos para participação no pelotão de elite da São Silvestre, em São Paulo.
O governador Teotonio Vilela, que antes de ir para as comemorações na cidade de Marechal Deodoro – sede do governo estadual neste dia 15, deu a largada da V Meia Maratona Caixa da República e parabenizou a equipe organizadora e a parceria da Caixa. “Está tudo tão maravilhoso hoje, o mar, esse céu azul e toda essa gente participando desse momento cívico. Esse evento tem tudo para se transformar numa grande maratona em nível internacional”, ponderou o governador, ressaltando que o esporte é escola de vida, que ensina a ganhar com humildade e a perder com altivez, ensina a trabalhar em equipe, parcerias, projetos e planejamento, além de fazer muito bem a saúde e a mente.
“A cada ano estamos fazendo de tudo para os atletas tenham as melhores condições de competir e completar a prova da melhor forma e no menor tempo possível”, informou Pedro Paes, gerente de marketing da Caixa, agradecendo aos parceiros e pessoal que trabalhou na coordenação do evento.
Tetracampeã
A corredora alagoana, da cidade de Joaquim Gomes, radicada na Bahia, Marily dos Santos, com o tempo de 01:23:07.77, ao lado do mineiro Valdir Sérgio de Oliveira (01:08:14.05), foram os grandes vencedores dos 21 km geral feminino e masculino da V Meia Maratona Caixa da República. Pela quarta vez Marily participa do evento e com mais essa vitória sagrou-se tetracampeã.
“Sinto-me muito feliz em mais uma vez estarmos aqui e ganhando mais uma corrida. Não poderia deixar de prestigiar esse evento cívico na minha terra. É com muito orgulho venho participar e, mesmo que não ganhasse estaria feliz por estar aqui”, declarou Marily, informando que suas próximas corridas serão a Volta da Pampulha, em Belo Horizonte (MG) e a São Silvestre, no final do ano em São Paulo.
Outros resultados
A campeã dos 21 km gerais femininos alagoanos
LUCIANE HOLANDA DINIZ ASSUNCÃO (01:32:26.10)
O campeão dos 21 km geral masculinos alagoanos
ANTONIO FERNANDO DOS SANTOS (01:12:41.45)
