Inspirado, Atlético goleou o Universitário e entrou na zona de classificação
O Atlético Paranaense superou o Universitário [Peru] por 3 a 0, nesta quinta-feira (20), em partida válida pela quarta rodada da fase de grupos da Brigestone Libertadores. Com a vitória na Vila Capanema, o Furacão alcançou os nove pontos e divide a liderança do Grupo 1 da competição com o Vélez Sarsfield [Argentina]. The Strongest [Bolívia] com seis pontos e Universitário [Peru] com quatro derrotas completam a chave.
O próximo compromisso do Rubro-Negro no torneio continental será na próxima quarta-feira (26), às 22h, contra o Vélez Sarsfield.
O jogo
A partida iniciou com pressão rubro-negra. Desde o primeiro minuto, foram diversas oportunidades criadas, especialmente pelo lado direito de ataque atleticano. Na primeira chance clara da partida, aos nove minutos, Mirabaje deixou Bruno Mendes cara a cara com o goleiro peruano. O camisa 29 rubro-negro só teve o trabalho de balançar as redes e marcar o seu primeiro gol na Bridgestone Libertadores.
Com maior ímpeto na partida, o Furacão criou outra grande oportunidade aos 12 minutos, novamente com Bruno Mendes. Desta vez, Carvallo, goleiro da equipe peruana, fez a defesa. Aos 16, a primeira chance da equipe adversária. O atacante Christofer Gonzales tentou surpreender Weverton, que fez boa defesa.
Ainda no decorrer da primeira etapa, o Furacão criou diversas oportunidades, explorando a velocidade do ataque. Aos 33, Coutinho serviu Ederson que, balançou as redes, mas pelo lado de fora. O camisa 9 do Alético Paranaense teve mais uma oportunidade no final da primeira etapa, mas parou no goleiro peruano.
Autor do gol atleticano que dava a vitória parcial, o atacante Bruno Mendes ressaltou a efetividade do sistema de criação rubro-negro e a necessidade de aproveitar melhor as chances na segunda etapa. “Estamos criando muitas oportunidades. Agora é matar o jogo no segundo tempo”, afirmou camisa 29.
Segundo tempo
Com este espírito, o Furacão voltou disposto a ampliar o placar utilizando a velocidade e o melhor preparo físico dos brasileiros. Aos oito minutos, mais uma boa oportunidade. Ederson cruzou e Mirabaje concluiu para fora. Aos 16, em um rápido contra ataque rubro-negro, Felipe ficou sozinho com o goleiro e ampliou o marcador. 2 a 0.
Aos 38, Crislan, que fez a sua estreia na competição continental, teve boa chance para ampliar, mas foi brecado pela defesa peruana. No minuto seguinte, Ederson aproveitou a confusão na defesa adversária e balançou as redes em uma falha do goleiro. 3 a 0.
Ficha Técnica:
Atlético Paranaense 3×0 Universitario
Copa Bridgestone Libertadores: Segunda fase – Quarta rodada
Data: 20/03/2014
Horário: 17h30
Local: Vila Capanema
Atlético Paranaense: Weverton; Sueliton, Manoel, Cleberson e Natanael; João Paulo, Paulinho Dias, Mirabaje (Felipe); Douglas Coutinho (Fran Mérida), Bruno Mendes (Crislan) e Ederson. Técnico: Miguel Ángel
Universitario: Carvallo, Chavez, Duarte, Dalton e Edwin Gomez; Luna (Olascuaga), Gonzales, Vargas, Christofer Gonzales; Ruidías, Martínez (Aguirre). Técnico: Carlos Silvestri
Gols: Bruno Mendes, aos 9' do 1ºT (CAP); Felipe, aos 16 do 2º T (CAP); Ederson, aos 39 do 2º T(CAP)
Cartões amarelos: Vargas, aos 26 do 1º T; Luna, aos 27 do 1º T (Universitário; Douglas Coutinho, aos 37 do 1º T; Weverton aos 33 do 2º T (CAP)
