Querendo mostrar que estão em recuperação no campeonato, Atlético-MG e São Paulo se enfrentam neste domingo, às 18h30, no Ipatingão, em uma situação pouco comum. Ambas acostumadas a disputar títulos, as duas equipes estão na parte inferior da tabela. O Tricolor tem 22 pontos e começou a rodada na 13ª colocação. Já o Galo, com 17 pontos, está na zona de rebaixamento.
Pelo lado do São Paulo, o objetivo é sacramentar a recuperação da equipe no campeonato. Na última quinta, a equipe conseguiu a primeira vitória na era Sérgio Baresi. A zona de rebaixamento ficou distante, mas uma derrota para o Galo pode trazer de volta esse fantasma.
E o treinador mais uma vez não poderá repetir a escalação. Titular no último jogo, Fernandinho está vetado devido a dores na panturrilha direita. Em compensação, Fernandão se recuperou de uma entorse no tornozelo esquerdo e está liberado para o confronto.
Na zaga, mais problemas. Xandão levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Alex Silva, se recuperando de uma artroscopia no joelho direito, ainda está longe de retornar. Com isso, Baresi terá de escolher entre Samuel e Renato Silva para compor a defesa com Miranda.
De olho fora da zona de rebaixamento o Atlético recebe o São Paulo, no Ipatingão. Motivado pela vitória sobre o Goiás o Galo vai contar com o apoio da torcida para bater o tricolor paulista. Todos os 11 mil ingressos foram vendidos no primeiro dia de venda antecipada.
Entretanto uma viitória simples não deixa o Galo fora da zona de rebaixamento ao final da rodada. Além de passar pelo São Paulo o time de Luxemburgo precisa de uma ajudar do Botafogo, que enfrenta o Grêmio. Para os mineiros deixarem a zona de rebaixamento os gaúchos não podem vencer.
Para superar o São Paulo e não vacilar dentro de casa como aconteceu contra o Palmeiras, o zagueiro Réver pede o Atlético numa postura diferente.
– O Atlético é um clube de grandeza, que não está passando por um bom momento devido a seus resultados. Temos que simplificar, jogar como time pequeno, fechado e procurar o contra-ataque para fazer o gol. Isso não é feio. Feio é tentar jogar bonito e sair com o resultado negativo
Diferente do que aconteceu nas rodadas anteriores, quando sempre era obrigado a mexer no time, agora o técnico Vanderlei Luxemburgo poderá repetir a escalação. No entanto o meia Ricardinho, que entrou muito bem diante do Goiás, deverá voltar ao time titular, na vaga de Jackson, que não foi bem na última quarta-feira.
O atacante Diego Tardelli, com dores na coxa esquerda, continua fora do time.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X SÃO PAULO
Local: Ipatingão, Ipatinga (MG)
Data e Hora: 5/9/2010 – 18h30
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO)
ATLÉTICO-MG: Fábio Costa, Rafael Cruz, Werley, Réver e Eron; Jataí, Serginho, Fabiano e Ricardinho; Neto Berola e Obina. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Jean, Miranda, Samuel (Renato Silva) e Junior Cesaar; Casemiro, Rodrigo Souto, Richarlyson e Marcelinho; Marlos (Dagoberto) e Fernandão. Técnico: Sérgio Baresi.