O Cruzeiro saiu em desvantagem na decisão do Campeonato Mineiro BMG. Neste domingo, o time foi derrotado por 2 a 1 pelo Atlético-MG, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e precisará de uma vitória simples, no próximo domingo, para ficar com o título do Estadual. Em um jogo muito disputado e nervoso no fim, o Cruzeiro teve o meia Montillo expulso. Para a próxima partida, o grande reforço cruzeirense na Arena será a torcida.
O jogo
Depois de ser surpreendido no início da partida com um gol de falta de Mancini, aos cinco minutos, o Cruzeiro começou a ganhar espaço e a chegar ao ataque. Aos 11min, Gilberto aproveitou um rebote e chutou de fora da área, mas o goleiro defendeu firme.
A equipe estrelada passou a dominar as ações durante um tempo, mas logo o jogo ficou eqauilibrado outra vez. Aos 25, a bola chegou até Montillo, que bateu forte, buscando o ângulo de Renan Ribeiro, mas errou o alvo e mandou por cima.
Mas no minuto seguinte o argentino iniciou a jogada do gol de empate. Ele avançou com a bola em diagonal na intermediária adversária, fez fila, passou pelos marcadores e rolou para Wallyson, que bateu cruzado e mandou para a rede.
Aos 27min, Montillo arriscou um chute de longe e o goleiro adversário defendeu em dois tempos. Aos 35, o atacante Wallyson foi atingido por um objeto arremessado por um torcedor. O jogo ficou parado. A bola voltou a rolar e Patric fez 2 a 1 para o Atlético-MG.
Aos 42, Wallyson recebeu lançamento, e ficaria frente a frente com o goleiro Renan Ribeiro. Mas o árbitro parou o lance assinalando impedimento, que não existiu. Três minutos depois, após cruzamento da direita, Gilberto subiu bem e cabeceou com perigo, mas para fora.
Segundo tempo
O Cruzeiro voltou para campo com uma mudança: Leandro Guerreiro em lugar de Pablo. Poucos lances de perigo foram criados, era um jogo de muita marcação. Aos 20min, o técnico Cuca tirou Ortigoza e colocou o volante Fabrício. Dois minutos depois, Henrique lançou Wallyson na área. O atacante disputou a bola com os zagueiros adversários e ela sobrou para Montillo, que arriscou um chute, com perigo, mas para fora.
O time celeste levou perigo novamente aos 29min, após triangulação entre Montillo, Henrique e Fabrício, que arriscou um chute forte, pela linha de fundo. Aos 35, Everton entra pela esquerda e cruza para o meio da área. A bola bateu em Wallyson e ficou para Gilberto, que encheu o pé e acertou a trave.
No minuto seguinte, Cuca promoveu a última alteração no time. O meia Dudu entrou em lugar de Gilberto. Aos 41min, Montillo cruzou da esquerda e Wallyson, de cabeça, tentou tirar do goleiro, que defendeu. Aos 45min, o meia Montillo foi expulso após uma falta.
Ficha Técnica
ATLÉTICO-MG 2 X 1 CRUZEIRO
Motivo: primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro BMG
Local: estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
Data: 08/05/2011 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa-SP)
Público: 17.729
Renda: R$ 120.640,00
Gols: Mancini, aos 5min; Wallyson, aos 26min; Patric, aos 37 min do primeiro tempo;
Atlético-MG: Renan Ribeiro; Patric, Réver, Leonardo Silva e Guilherme Santos; Serginho, Fillipe Soutto, Giovanni Augusto e Bernard (Daniel Carvalho); Mancini (Wendel) e Magno Alves (Neto Berola)
Técnico: Dorival Júnior
Cruzeiro:
Fábio; Pablo (Leandro Guerreiro), Gil, Victorino e Éverton; Marquinhos Paraná, Henrique, Montillo e Gilberto; Ortigoza e Wallyson
Técnico: Cuca
Cartões amarelos: Serginho, Neto Berola (Atlético-MG); Ortigoza, Fabrício (Cruzeiro)
Cartões vermelhos: Montillo (Cruzeiro)