Atletas Sergipanos estão no Rio de Janeiro para participar dos Jogos Universitários Brasileiros de Praia (JUBs Praia), que será realizado entre os dias 19 e 26 de agosto, nas praias de Botafogo, Copacabana e Barra. O Governo do Estado ofereceu suporte logístico para que as delegações da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Tiradentes (Unit) pudessem representar o estado na competição.
Ambas as instituições enviaram delegações expressivas e estão participando em diversas modalidades, incluindo vôlei de praia, futebol de areia e handebol de areia. Os atletas sergipanos estão entre os favoritos em algumas competições, especialmente no basquete 3×3, onde a dupla da UFS já se destacou em competições regionais. A Unit também promete ser uma forte concorrente no beach wrestling.
Além das disputas esportivas, os representantes das universidades sergipanas aproveitam a oportunidade para trocar experiências e fortalecer laços com estudantes de outras regiões do Brasil. “É uma honra representar Sergipe em um evento de tamanha importância. Estamos aqui não só para competir, mas também para aprender e crescer como atletas e indivíduos” comentou o atleta João Barreto, da Unit.
Durante os 8 dias de competição, 12 modalidades serão disputadas: águas abertas, basquete 3×3, beach hand, beach soccer, beach tennis, beach Wrestling, cross training, futevôlei, skate, surf, vôlei 4×4 misto e vôlei de praia.
Esporte universitário
Durante a abertura, o diretor esportivo da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) e presidente regional da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Flávio Oliveira, destacou o orgulho do estado em ver os estudantes competindo em um evento nacional tão importante.
“A participação das nossas universidades nos JUBs Praia 2024 é motivo de grande orgulho para Sergipe. Esses atletas representam o melhor do esporte universitário sergipano, e estamos confiantes de que levarão para casa não só medalhas, mas também experiências valiosas. Estamos comprometidos em continuar investindo no esporte universitário, pois acreditamos que ele é uma ponte para o futuro “, destacou o diretor.
O presidente nacional da CBDU, Luciano Cabral, ressaltou que esta é a maior edição do JUBs. “O esporte no ambiente do ensino superior tem crescido cada vez mais e esses jogos aqui refletem isso. Há poucos anos, a gente iniciou esse projeto, tentamos quatro modalidades e só vingou o vôlei de praia com seis duplas e, hoje, a gente tem 2500 participantes, então sejam muito bem-vindos e aproveitem bastante o JUBs Praia Rio 2024”, declarou.
Campeonato Mundial Universitário
Logo depois do JUBs Praia, a capital fluminense ainda receberá o primeiro Campeonato Mundial Universitário de Praia da história. O evento inédito acontecerá também na Praia de Botafogo e contará com quatro modalidades: beach hand, beach soccer, beach wrestling e beach volley. Até o momento, aproximadamente 1.500 participantes de 34 países estão confirmados.
Agência Sergipe