Uma das atrações da maior festa aberta ao público na região do Baixo São Francisco é a corrida rústica. A competição organizada pela Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes (SMES), acontecerá com presença massiva de atletas locais.
As inscrições on-line limitadas para 500 vagas foram encerradas com 395 corredores penedenses, número que equivale a 79% do total disponibilizado para a competição agendada para o primeiro domingo de janeiro de 2026, dia 04.
Na mesma data, também ocorre a abertura das celebrações religiosas ao Glorioso Bom Jesus dos Navegantes em Penedo, conforme programação divulgada pela Diocese de Penedo.
A corrida rústica será realizada com duas distâncias: 4km e 8km, com ponto de partida e chegada na Praça 12 de Abril, ao lado da orla ribeirinha, Centro Histórico da cidade, onde a concentração dos corredores está marcada para as 6 horas e largada às 7 horas.
Além dos 395 corredores de Penedo, a competição terá atletas de outros municípios alagoanos (Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema, São Sebastião, Craíbas, Lagoa da Canoa, Coruripe, Igreja Nova e Piaçabuçu) e também de Sergipe (Propriá, Neópolis e Ilha das Flores).
Secom – PMP

