Desde o último dia 18, a comarca de Palmeira dos Índios vem recebendo várias ações do trabalho das equipes de campo do Programa Integrar. Agora é a vez da justiça palmeirense conhecer as práticas de otimização dos serviços que vem sendo desenvolvidas nas unidades judiciárias de todo o Estado. Através das técnicas de gestão, essas ações contribuem para a modernização e um melhor fluxo na prestação dos serviços jurisdicionais.
A última ação do Programa em 2010 realizou atividades com foco na organização física e operacional da unidade, o destaque fica para triagem de processos, juntada de documentos, organização cartorária e orientação de rotinas.
Durante a permanência do Programa Integrar no município, os serviços oferecidos à comunidade estarão suspensos. “Para poder darmos andamento e execução nos processos e outras ações internas, precisamos, primeiro, arrumar a casa”, explicou a Coordenadora do eixo de comunicação do Programa Integrar em Alagoas, Joelma Guimarães.
As atividades do “Programa Integrar” na cidade de Palmeira dos Índios vão até o próximo dia 6 de novembro. Após esse período, o atendimento à população, na comarca do município, voltará à normalidade.
Programa Integrar
O Programa Integrar, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi criado para auxiliar o desenvolvimento interno das atividades do judiciário em todo o país, através de práticas de otimização de seus serviços. O objetivo do projeto é padronizar os processos cartorários, a fim de obter serviços céleres sem o devido afastamento do processo legal.
Cada equipe desenvolve os trabalhos por duas semanas em cada comarca visitada. Em Alagoas, o programa foi implantado há um ano, contabilizando grandes resultados.
As equipes do Integrar atuam em quatro eixos: Procedimento de Trabalho Judicial e Administrativo, Pessoas, Gestão de Comunicação e Gestão de Infra-estrutura e Tecnologia da Informação.
Além disso, a meta dessas equipes é desenvolver as ações fixadas no Pacto de Multiplicação, Acompanhamento e Disseminação das Ações do Programa Integrar, visando o alcance da máxima eficiência na prestação jurisdicional.