×

Alagoas

Atendimento pré-hospitalar é o mais solicitado ao Corpo de Bombeiros

O maior número de chamadas de emergência ocorreu no horário compreendido entre as 12 horas e 15h59

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas apresentou a estatística das ocorrências atendidas por seus militares na Região Metropolitana durante a Operação Verão 2014/2015, realizada entre os dias 21 de dezembro de 2014 e 29 de Março de 2015. Foram observadas a natureza das ocorrências, o horário e tipo da guarnição que atendeu a ocorrência.

Os dados foram pesquisados nos registros oficiais de ocorrências no Sistema de Gestão Operacional Unificado (Sisgou). A análise foi feita em todas as ocorrências registradas no período da Operação Verão.

O trabalho serve como ferramenta no processo de decisão do Comando Geral da Corporação e do Comando Operacional da Região Metropolitana no estabelecimento das estratégias da atividade operacional, além de registrar o período da Operação Verão para análise e planejamento das operações dos anos subsequentes.

Na área da Região Metropolitana o Corpo de Bombeiros registrou no período em foco, 1.363 ocorrências pelo Grupamento de Incêndio.

O maior número de chamadas de emergência ocorreu no horário compreendido entre as 12 horas e 15h59. A porcentagem aponta 25,03% das ocorrências. O horário com menos chamadas ficou entre meia noite e 03h59, com 5,78.

A frequência das ocorrências de Atendimento Pré-hospitalar (APH) em 2014 em Maceió apontam para os bairros do Tabuleiro do Martins, Serraria e Trapiche da Barra. O Corpo de Bombeiros tem postos nas três localidades. Esta análise é um dos possíveis indicadores na hipótese de estudo para definir local para um novo posto de Bombeiro.

O bairro do Benedito Bentes foi o quinto com maior número de atendimento. Foram registradas 55 ocorrências com colisão de veículos. A maior incidência de ocorrências ocorre no período vespertino e noturno, com pico no período das 16h às 19h59.

As estatísticas mostraram que a área de maior atuação do CBMAL no período da Operação Verão é o APH. O salvamento aquático, considerando ocorrências e prevenções, ficou em segundo lugar. Em seguida aparecem Incêndio e Salvamento Terrestre, respectivamente.

Nesse último, ocorreu um aumento das ocorrências de insetos agressivos. A elevação foi de cinco vezes em relação a 2014, um número considerado altíssimo pelo comando do Corpo de Bombeiros.

Os incêndios aumentaram 60%, o que pode ser relacionado com o período mais seco neste ano.

Considerando a confirmação de que o serviço de atendimento pré-hospitalar é o mais solicitado pela população, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adriano Amaral, revelou que Maceió terá três pontos base (PB). “As unidades de resgate farão PB na Central de Flagrante do Benedito Bentes, do Farol e da Mangabeiras. Isso intensificará a integração entre as forças de segurança de Alagoas.

Daremos apoio à Polícia Civil e também maior segurança às nossas guarnições”, destacou. Em Maceió, 8 unidades de resgate atenderão à população.