As inscrições para as olimpíadas brasileiras de Química e Ciências e a Alagoana de Química estão abertas. Podem participar estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas.
Olimpíada Nacional de Ciências
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) está com inscrições abertas até o dia 10 de agosto pelo site www.onciencias.org. As provas estão agendadas para o período de 15 a 17 de agosto (1ª fase) e 12 a 13 de setembro (2ª fase). Uma das mais complexas olimpíadas de conhecimento do país, a ONC reúne em sua prova conteúdos de astronomia, biologia, física, história e química.
Podem ser inscritos estudantes de escolas públicas ou particulares do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, além de alunos da 4ª série do ensino técnico. As provas são online, mas caso a escola não tenha possibilidade de aplicá-las digitalmente, pode solicitar envio em PDF para aplicação impressa. Neste caso, a solicitação de aplicação dos testes impressos deve ser assinalada logo no ato de inscrição na olimpíada e com pelo menos 15 dias de antecedência em relação às provas da primeira fase.
Em 2023, a ONC teve 84 mil inscritos em Alagoas, com um aumento considerável de participantes da rede estadual. Sessenta e sete estudantes da rede estadual foram premiados na competição no ano passado, das quais 37 são medalhas (10 ouros, 13 pratas e 14 bronzes) e 30 Menções Honrosas.
Olimpíada Alagoana de Química
Destinada aos alunos do 9º ano ensino fundamental e de todas as séries do ensino médio, a Olimpíada Alagoana de Química (OALQ) está com inscrições até 15 de agosto de 2024 pelo site https://app.obquimica.org/seletor. As provas serão online nos dias 30 e 31 de agosto.
A rede estadual de ensino teve 23 medalhistas na edição 2023 da OALQ, sendo três de ouro, seis de prata e 14 de bronze. As escolas estaduais receberam, ainda, 145 Menções Honrosas na competição.
Química Jr e Quimeninas
Outras duas olimpíadas com inscrições abertas no endereço https://app.obquimica.org/seletor são a Brasileira de Química Jr (OBQJr) e a Quimeninas.
A OBQJr tem como público-alvo estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e as inscrições estão abertas até 10 de agosto. As provas serão aplicadas online nos dias 9 e 10 de agosto, enquanto a segunda fase será presencial no dia 14 de setembro de 2024.
Já a QuiMeninas é destinada para alunas do 9º ano ensino fundamental e das 1a e 2a séries do ensino médio, e visa estimular o interesse pela química e revelar talentos femininos na área. As inscrições prosseguem até 30 de agosto de 2024 e a prova será aplicada em 27 de setembro.
Por Agência Alagoas