Por acreditar na arte como agente social transformador é que o Sesc Alagoas investe em projetos como o Ateliê Sesc Aberto à Comunidade. No dia 23 de outubro, na Galeria Sesc (Sesc Centro), às 16h, o resultado desse trabalho, iniciado em 2004, será apresentado ao público. A mostra Ateliê Aberto reunirá trabalhos produzidos ao longo de 2010 e o Cantinho da Memória, reservado às obras produzidas nos anos anteriores (2004 a 2009).
Desde 2004, o projeto viabiliza o acesso de crianças, adolescentes e adultos de baixa renda à atividade artística, através de oficinas com artistas plásticos alagoanos, ministradas em seus próprios ateliês. Para a curadora da exposição, Rejeny Rocha, “é muito feliz e louvável a iniciativa do Sesc Alagoas de criar o Ateliê Sesc Aberto à Comunidade. Com a bandeira da inclusão cultural, o projeto oferece aos participantes a oportunidade de vivências artísticas, compartilhando conhecimentos e desenvolvendo seu próprio percurso criador. Não se pretende ‘formar’ artistas, apesar de muitos talentos já terem sido identificados, mas sim promover o acesso à produção cultural, por meio de visitas às exposições, bibliotecas, projetos de literatura, cinema, teatro e, principalmente, viabilizar a expressão autêntica nas diversas possibilidades da linguagem visual”, declara.
Segundo a técnica de Artes Visuais do Sesc Alagoas, Kelcy Ferreira, “a exposição será um momento de compartilhar as vivências artísticas numa grande confraternização cultural”. Estarão em evidência as produções artísticas dos ateliês dos artistas e arte-educadores Lúcia Galvão e Rosivaldo Reis, realizados entre 2009 e 2010.
Em 2004 o projeto iniciou com a artista Marta Arruda e a oficina de mosaico, realizada na Levada. Em 2005, Achiles Escobar deu aulas de técnicas mistas no seu ateliê, em Jaraguá. Em 2006 e 2007, Sandra Neves deu aulas de desenho e pintura nos bairros da Levada, Juvenópolis e Chã de Bebedouro. No mesmo período, Eva Cavalcanti ministrou oficinas de técnica mista no Prado.
Em 2007, Maria Helena ensinou a técnica de papietagem na grota do Bolão. No mesmo período, Marta Arruda ministrou aulas de escultura em metal em Arapiraca. Entre 2009 e 2010, Rosivaldo Reis ensinou técnica de desenho e pintura em Jaraguá e Lúcia Galvão ministrou aulas de dobraduras e tessituras na Vila Brejal. No total, cerca de 80 aprendizes assinam as obras que estarão na mostra.
SERVIÇO
Exposição Ateliê Sesc Aberto à Comunidade 2010
Abertura: 23 de outubro, às 16h
Local: Galeria Sesc/Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro)
Período da exposição: 23 de outubro a 30 de novembro
Horário de visitação: 12h às 18h
Entrada franca
Mais informações: 0800 284 2440 e 3326-3133