
Baseado na obra de Nelson Rodrigues, o espetáculo A Troca encerra a programação dos 55 anos da ATA no dia 16
A Associação Teatral das Alagoas (ATA) comemora os bons resultados no ano de 2010 e para encerrar as comemorações do 55º aniversário, o grupo fará uma série de apresentações especiais, que inclui o lançamento de projeto de leitura dramatizada em parceria com a Ufal e apresentações de espetáculos que foram levados ao palco este ano e que arrancaram risadas e emocionaram a plateia.
O programa de encerramento acontece nos dias 13, 14 e 16 deste mês no Teatro de Arena Sérgio Cardoso (anexo ao Deodoro) com encenações de obras de dramaturgos renomados como Martins Pena e Nelson Rodrigues.
No dia 13, às 19h, será lançado o Projeto de Leituras Dramatizadas 2011, com a leitura do texto A História de São Gregório o Fazedor de Santos, de Volney Leite e Gercino Souza, dramaturgos que tiveram papel importante na história da dramaturgia alagoana. A direção fica por conta de Homero Cavalcante e a leitura será feita por atores integrantes da ATA.
O projeto, coordenado pelos professores universitários e atores Ronaldo de Andrade e Otávio Cabral, é uma realização entre ATA, Diteal e Ufal/ICHCA-Teatro e prevê leituras durante todo o ano de 2011.
No dia 14, também às 19h, acontece a apresentação do espetáculo Os infortúnios de Uma Criança, tragicomédia de Martins Pena e direção de Marco Antônio de Campos. O espetáculo nasceu com a proposta de aproximar o público jovem das produções da ATA e de trazer de volta aos palcos alagoanos o fundador da comédia de costumes no Brasil, considerado o Molière brasileiro. No elenco, estão Petrúcio Trindade, Lindianne Heliomarie, Bruno Omena, Cícero Rosa e Monique Dantas.
Encerrando as atividades comemorativas, no dia 16, às 20h, será levado aos jardins e ao palco do Teatro de Arena o espetáculo adulto A Troca, baseado no texto A Serpente, de Nelson Rodrigues.
O espetáculo é a primeira experiência colaborativa do grupo em que três atores se revezaram para interpretar diversos personagens que trazem à tona discussões sobre amor, família e traição. No elenco os atores da ATA Fernandes palmeira, Henrique Rocha Floris e Juliana Teles.
Segundo Ronaldo de Andrade, presidente da ATA, o projeto no Teatro de Arena encerra as atividades do ano, mas as apresentações continuam em 2011, quando haverá temporada do espetáculo infantil O Patinho Feio.
Sobre a ATA – Fundada pela atriz e feminista Linda Mascarenhas, a Associação Teatral das Alagoas montou, em meio século, cerca de 70 peças, sendo 53 espetáculos teatrais entre infantil e adulto, inúmeras performances e intervenções, e 18 espetáculos educativos e para empresas.