A IV Capacitação em controle de Qualidade, referente ao Projeto das Sopas, foi realizada, na manhã desta quarta-feira (11), com o intuito de conscientizar as associações beneficiadas sobre a distribuição do alimento para a população mais carente de suas regiões. Idealizado pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seades), por meio da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutriciona (SSAN), o evento buscou assegurar o controle de qualidade na execução do projeto, que acontece em parceria com a Soprobem, empresa responsável pela produção e distribuição das sopas.
Atualmente, 69 associações e instituições são beneficiadas com o Projeto das Sopas. “Todo ano fazemos essa capacitação para as associações se conscientizarem de como está sendo feita a distribuição e analisarem se o processo está sendo feito da maneira correta e, caso não esteja, começar a se adaptar”, afirmou Larissa Pessoa, Gestora do Projeto das Sopas. “Nós, enquanto Segurança Alimentar, ficamos encarregadas do controle e o gerenciamento, acompanhando o projeto junto com os representantes da empresa e das associações”, explicou.
O projeto garante à população o direito a uma alimentação adequada e de qualidade. Há cinco anos em funcionamento, as ações são voltadas, sobretudo, para a população mais carente, residentes dos bairros periféricos do município de Maceió. “Estamos muito felizes com os resultados desse projeto. Sabemos que existem muitas pessoas que não têm o que comer e as sopas acabam sendo uma garantia mínima de dignidade na vida delas, através de uma boa alimentação”, ressaltou a representante do Instituto Melhor Idade, Solange Aparecida.
Durante o evento, foram também distribuídos para os representantes das instituições, manuais de orientação técnica, folders informativos do projeto e o certificado de participação.
Projeto das Sopas
Iniciado em 2009, o projeto das sopas beneficia pelo menos 16 mil pessoas identificadas nas regiões mais pobres do município de Maceió. A Seades, por meio da Soprobem, é responsável pela distribuição e produção de sopas diretamente nas associações, onde os moradores cadastrados recebem suas refeições.
De segunda a sexta-feira são distribuídos 4 mil litros de sopa, visando promover uma alimentação de qualidade aos mais necessitados, ao tempo em que permite o respectivo controle de qualidade nutricional e redução do risco de insegurança alimentar . Cada beneficiado tem direito a um litro de sopa, a cada quatro pessoas na família, cujos ingredientes são escolhidos diretamente por nutricionistas e técnicos especializados.
As associações beneficiadas são voluntárias e foram criadas em bairros com carência de recursos para uma alimentação correta. A Soprobem é responsável pela produção e distribuição das sopas diretamente nas associações, onde os moradores cadastrados vão buscar o alimento. “Estamos sempre em busca de um controle de qualidade maior e, para isso, nós da Soprobem contamos com assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos para trabalharem diretamente com as associações e instituições que são beneficiadas pela Seades”, destacou o presidente da Soprobem, Felipe Nobre.
