Atualmente, a associação conta com 48 mulheres com idades a partir de 25 anos
No último sábado, 20 de novembro, foi celebrado o Dia da Consciência Negra. Em comemoração a passagem da data, o programa “É de Casa”, exibido pela Rede Globo, apresentou uma reportagem especial contando um pouco do trabalho desenvolvido pela Associação Mulheres Guerreiras, de Igreja Nova, município localizado no Baixo São Francisco alagoano.
Durante a reportagem, intitulada de “Belezas da Terra” as mulheres agricultoras, quilombolas e pescadoras do povoado Sapé mostraram como conseguem gerar renda, fomentando a economia local, utilizando como ingrediente principal a mandioca, plantada no quintal de suas casas.
A líder da associação, Maria Quitéria, participou do programa e explicou um pouco do trabalho desenvolvido pelo grupo, o que acaba impulsionando a inclusão da mulher no agronegócio.
“Nós estamos hoje com 48 mulheres trabalhando nessa linha. As mandiocas são plantadas em roças comuns e também nos quintais, que são pequenos sítios das casas que elas moram. Esse é exatamente o ponto que eu mais exploro porque esses quintais antes eram desocupados e agora, com nosso trabalho, estão sendo aproveitados. Estamos mostrando que o pouco, com organização e força de vontade, se torna muito”, declarou.
Maria Quitéria explicou ainda que a associação foi montada para gerar renda para as mulheres do povoado através do resgate de receitais típicas e que estavam caindo no esquecimento, utilizando para isso a mandioca, bem como outros produtos bastante conhecidos na região.
“Não é só um grupo que produz, nossa responsabilidade é bem maior. É a gente produzir, mas dentro do resgate do que a gente tem, do que a gente é. A nossa linha é exatamente a cultura da culinária local e isso está dando certo porque era uma vontade que todas tinham de resgatar sua verdadeira história através da arte culinária”, complementou.
Siga a associação Mulheres Guerreiras no Instagram e fique por dentro das delícias produzidas para vender na região não só com a mandioca como também subprodutos. Clique AQUI para assistir a reportagem completa!
