As assistentes sociais da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) apresentaram, nesta quinta-feira (15), no auditório Paulo Freire, o Plano de Ação de Serviço Social da rede municipal de educação de Maceió para o biênio 2011/2012. O plano foi estruturado com justificativa, fundamentação teórica, bases legais e marco histórico, além do planejamento das ações em cada espaço de ocupação das assistentes sociais para o biênio 2011/2012.
A proposta foi construída com a finalidade de subsidiar o exercício profissional, norteado pelos princípios ético-políticos da profissão. Antes da elaboração do plano, foram realizadas oficinas com as assistentes sociais da Semed, nas quais se discutiu a realidade do serviço social, as ações profissionais no espaço escolar, instrumentos de intervenção e as condições técnicas e éticas para o exercício profissional.
O secretário-adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, destacou a satisfação da secretaria em receber o Plano de Ação de Serviço Social e falou da importância dessas profissionais na rede municipal de educação. “Trata-se de um trabalho imprescindível, que beneficia toda a comunidade escolar”, afirmou ele, estacando que o plano consolida, definitivamente, a presença das assistentes sociais na educação municipal”.
Para a coordenadora de Apoio Social da Semed, Aucione Albuquerque, o serviço social é uma profissão que atua com premissa de garantir o acesso aos direitos sociais. “Este documento foi pensado e elaborado por todas as assistentes sociais, com assessoria do Núcleo de Pesquisa da Ufal, coordenada pela professora Rosa Predes, além da ajuda do Conselho e do Sindicato das Assistentes Sociais”, explica Aucione.
As assistentes sociais da Rede Pública de Educação do município de Maceió estão, atualmente, inseridas em três espaços de atuação profissional: coordenação de serviço social, coordenação geral de recursos humanos da Semed e nas escolas da rede.
Pelo plano, cabe à Coordenação de Serviço Social, entre outras coisas, reestruturar a equipe profissional da Coordenação; promover capacitações nas diversas áreas das políticas públicas; acompanhar e fortalecer as ações do serviço social, tendo como eixo norteador o plano de ação e reestruturação do projeto de combate à infrequência escolar.
Já as assistentes sociais lotadas na Coordenação Geral de Recursos Humanos da Semed terão a incumbência de acolhimento, orientação e encaminhamentos dos trabalhadores acometidos de problemas que interferem no desempenho profissional, visando à redução de licenças; a emissão de parecer social quando solicitado; o recebimento e a orientação do estágio em Serviço Social, entre outras atribuições.
As assistentes sociais lotadas nas escolas terão como objetivos específicos: promover o fortalecimento da gestão democrática escolar; reduzir o número de alunos faltosos e facilitar a articulação com instituições para viabilizar o acesso aos serviços, benefícios e programas sociais, entre outros.
Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 60 assistentes sociais que trabalham diariamente nas escolas e na sede da Semed. Além de Marcelo Nascimento e Aucione Albuquerque, estiveram presentes ao evento a diretora de Programas Especiais da Semed, Regina Bispo; a representante do Conselho Regional de Serviço Social, Valéria Coelho; a representante do Sindicato das Assistentes Sociais, Vera Lúcia França, e a representante da Faculdade de Serviço Social da Ufal, Clarice Tenório.
