×

Maceió

Assistência Social realiza ação itinerante no Bom Parto

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da coordenação do Cadastro Único (CadÚnico), realizou uma ação itinerante que levou ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Bom Parto os serviços do CadÚnico. Mais de 150 famílias foram atendidas e puderam, além de atualizar os benefícios, se inscrever em programas sociais.

Mãe de três filhos, a dona de casa Maria Aparecida dos Santos chegou cedo na sede do Centro e não esperou muito para ser atendida pela equipe da Semas. “Recebi a ligação da assistente social do Cras dizendo que a vaga para a consulta dos meus documentos estava garantida. As meninas do Cras me ligam sempre que o pessoal do Programa Bolsa Família vem por aqui”, disse.

Foram realizados os serviços de atualização cadastral e novas inscrições para CadÚnico. Os entrevistadores também fizeram esclarecimentos, agendamentos e receberam a documentação pendente de alguns usuários.

A coordenadora do Cras, Beatriz Calado, conta que essa articulação faz parte de um trabalho conjunto que é realizado entre a equipe técnica da unidade, as associações comunitárias e algumas Organizações Não Governamentais (ONGs) ligadas à comunidade.

“Apesar de ser um Cras que está prestes a completar somente um ano, a nossa comunicação e linha de trabalho com o usuário são muito boas. Primeiro de tudo, a gente priorizou o acompanhamento familiar – que permite um diagnóstico social das famílias e um trabalho de promoção a autonomia – e depois conseguiu, graças ao diálogo com as associações, atender as demandas das demais pessoas em situação de vulnerabilidade”, contou Beatriz.

Clycia Marques, assistente social da unidade, lembrou que o equipamento da Prefeitura de Maceió vem, há um ano, aproximando as comunidades do Bom Parto aos seus direitos. “Atendemos um bairro que concentra uma das maiores demandas para o CadÚnico. A gente se preocupa e se organiza para que os nossos serviços possam chegar ao máximo de famílias que precisam deles, porém com qualidade”, destacou Clycia.

O Cras em Números

No próximo dia 06 de agosto o Cras Bom Parto completa um ano de inaugurado, atendendo cerca de mil famílias por mês. Ele referencia cinco mil famílias no total e realiza um trabalho em conjunto com mais de cinco associações de moradores e outras entidades ligadas aos trabalhos coletivos de promoção à cidadania.

Mais de 20 técnicos se revezam em quatro equipes para a realização dos diagnósticos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (Paif).