×

Maceió

Assistência Social planeja ações integradas nos serviços em 2015

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através da Coordenação Geral dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), definiu nesta quarta-feira (11) o plano de ações para o ano de 2015. Participaram do plano de trabalho profissionais dos Creas Paefi, Creas POP para População em Situação de Rua, dos programas de Liberdade Assistida (LA), de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas).

Segundo a coordenadora geral do Creas, Sheyla Barros, o plano de trabalho é essencial para integração dos serviços e otimização das ações. “O nosso foco agora é o planejamento. Com diálogo e planejamento, iremos cada vez mais integrar os serviços”, destacou Sheyla.

De acordo com a diretora de Proteção Social Especial, Ariella Belo, o objetivo é estruturação e reordenamento dos serviços ofertados nos Creas. “A intenção é de que os diversos serviços estejam interligados. Deste modo, os usuários terão atendimento pleno, de acordo com suas necessidades”, explicou a diretora.

Para auxiliar os técnicos no planejamento e execução das ações, a Coordenação Geral de Gestão de Informação e Recursos Tecnológicos da Semas apresentou uma análise dos serviços de média complexidade realizados em 2014, com dados referentes a número de atendimentos, perfil e faixa etária dos usuários.

Um das propostas debatidas durante o planejamento foi a redefinição dos territórios de abrangência dos Creas. Esta proposta de divisão territorial tem a finalidade de ofertar os serviços nos territórios de referência do Creas, maior articulação entre a Proteção Social Básica e Especial, aprimoramento da gestão de serviços, integração e articulação das ações voltadas às famílias e indivíduos atendidos pelos Creas.