×

Maceió

Assistência Social forma bombeiros civis pelo Pronatec

​A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) realizaram a entrega de 42 certificados aos alunos do curso de Bombeiro Civil, formados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec Brasil Sem Miséria. Eles participaram de uma formatura nesta quinta-feira (26), na unidade do Sest/Senat, localizada no bairro da Serraria.

Os alunos, com faixa etária entre 18 e 24 anos, fazem parte dos mais de cinco mil jovens inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que concluíram o ensino técnico, somente por essas duas instituições parceiras. Dentre os 72 novos bombeiros civis, formados recentemente pelo programa oferecido pela Semas, estão os amigos Leymison Lima, 19, Eduardo Cunha, 22, e Kléberson Hilário, 20.

Além da formatura, Leymison e Kléberson comemoram o sucesso profissional e as primeiras experiências que já foram realizadas na nova área de atuação profissional. “Assim que concluímos o curso, fomos indicados para um trabalho na cidade de Acajutiba, na Bahia. Lá, no meu primeiro trabalho como bombeiro civil, o que me deu segurança e não me deixou com receio foi a certeza de que eu fui bem formado”, comentou Leymison, que não pretende parar e já tem outros cursos de aperfeiçoamento das práticas em vista.

Já Eduardo, morador do bairro da Forene, disse que chegou a enfrentar o preconceito que as pessoas têm em relação ao ensino que é ofertado gratuitamente. “Algumas pessoas da minha família chegaram a me colocar no canto da parede e dizer que não ia ter futuro um curso que era oferecido de graça. Tudo mudou quando eu cheguei em casa contando sobre o quanto eram boas as aulas práticas e todas as outras lições”, disse.

Para a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, os recém formados se tornam ainda mais especiais porque fazem parte das três primeiras turmas do curso de Bombeiro Civil, ofertadas pelo Sest/Senat. “Essas duas instituições do Sistema S abriram 16 turmas desse curso em Alagoas, três delas em Maceió. A gente fica feliz demais por saber que todas as turmas da capital foram compostas por alunos do Pronatec Brasil Sem Miséria, que seguem com um futuro bastante promissor pela frente”, disse a gestora.

A formatura dos novos bombeiros civis também contou com homenagens e depoimentos direcionados à turma. Entre os presentes, estiveram a coordenadora geral dos Programas Especiais e Complementares da Semas, Silvana Cunha, e a coordenadora pedagógica do Sest/Senat, Patrícia Gusmão.

Os alunos formados nessa quinta iniciaram o curso no mês de novembro de 2014. A abertura das matrículas para as novas vagas dos cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria, em Maceió está prevista para a segunda quinzena do mês de março.

O Curso

O curso de Bombeiro Civil tem o objetivo de formar profissionais que devem atuar na prevenção de atividades de risco e no atendimento a algumas emergências. Entre os campos de atuação desta área, estão os trabalhos em indústrias, edifícios e eventos. A profissão de Bombeiro Civil é reconhecida pela Lei Federal 11.901 de 12 de janeiro de 2009.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec Brasil Sem Miséria, é um serviço que permite que as pessoas inseridas no CadÚnico, incluindo os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), possam ampliar as suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).