O trabalho direcionando ao atendimento à população em situação de rua de Maceió, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), vem se intensificando e conta, desde o ano passado, com uma parceria, entre as demais secretarias e órgãos públicos da capital, para auxiliar as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) da Semas no trabalho de inclusão social e combate às diversas formas de violação que atinge as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade em locais públicos.
Somente no primeiro trimestre de 2014, 717 atendimentos foram realizados pelos profissionais da Abordagem Social. Destes, 440 pessoas foram identificadas em situação de rua. Todos foram incluídos na rede de acompanhamento socioassistencial da Semas e parte deles encaminhados a serviços básicos, como a de retirada de documentos, inserção no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais e alguns foram reinseridos no vínculo familiar.
Como parte dos trabalhos de atenção às famílias, a Semas ainda proporcionou a volta dos usuários, que não possuíam condições, aos seus estados de origem. Entre os meses de janeiro e março, quatro pessoas foram encaminhadas para o estado de Pernambuco e outra para Sergipe. Em ambos os casos, toda a articulação foi feita em parceria com o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) de cada estado, como forma de garantia do acompanhamento integral dos direitos dos cidadãos que retornaram as suas casas.
A coordenadora do SEAS, Priscila Guimarães, lembra que a população pode contribuir com o trabalho da Assistência Social, através do número, disponibilizado pela Semas, para o atendimento à população em situação de rua da capital, o 0800 284 8048.
“Infelizmente a doação faz com que o número de pessoas nas ruas só aumente. Tem gente que permanece nas vias porque sabe que vai ser ajudada por alguém, que se fragiliza com a situação e sem querer, acaba contribuindo para a permanência daquela realidade. É indispensável à ajuda da população, que pode contribuir para o nosso trabalho, através do 0800 ou fazendo doações à instituições que trabalhem com este público, mas não diretamente para quem faz dos locais públicos moradia”, destacou a coordenadora.
Atualmente, a Semas conta com cinco equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social que fazem o acompanhamento de pessoas em situação de rua em Maceió. “O trabalho de Abordagem Social é de orientação e conscientização para que as pessoas aceitem a ajuda do poder público e saiam desta situação de rua. O papel da Assistência Social não é retirar as pessoas à força da rua, pois a rua é um espaço público e pertence a todos. Nós fazemos a abordagem, sensibilização e encaminhamento, buscando inserir estas pessoas no sistema de direitos. Por isso, é importante que a sociedade também contribua”, completou a secretária de Assistência Social de Maceió, Juliana Vergetti.
Pelo número 0800 284 8048, as equipes especializadas recebem informações sobre pessoas que estão fazendo de lugares públicos moradia e iniciam o trabalho de apoio, reinserção e encaminhamento social. Reativado desde fevereiro, o canal de recebe ligações de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 17h.
