×

Brasil/Mundo

Assistência e Saúde avaliam resultados e traçam estratégias de ações intersetoriais

Representantes das secretarias municipais da Assistência Social e da Saúde se reuniram na tarde desta quarta-feira, 3, para discutir sobre uma série de ações e projetos que são realizados em conjunto através da rede intersetorial. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura de Aracaju. A criação de um plano de ação permanente de ações para o próximo ano e a elaboração de projetos para discutir sobre a gravidez na adolescência foram alguns dos temas abordados.

Essa é a segunda reunião promovida pelo grupo, que já sistematizou um esquema de reuniões com a apresentação das agendas, pautas e resolução de demandas para ocorrer, pelo menos, uma vez a cada mês. De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Rosane Cunha, esses encontros ajudam muito no fortalecimento do trabalho que já é desenvolvido através da rede e proporciona oportunidades para que os ajustes necessários em prol da melhoria dos serviços ocorram.

Na oportunidade, foram discutidos desde questões operacionais de cada secretaria até assuntos relacionados ao atendimento do público de alcance da rede intersetorial. Para o secretário adjunto da Assistência Social, Valdiosmar Vieira, são pautadas nas reuniões temas que são solicitados pela sociedade com a expectativa de que sejam criadas intervenções para tentar atender as demandas. “Principalmente assuntos que estão relacionados aos usuários do SUS e do SUAS que, muitas vezes, têm problemas comuns. Decidimos trazer o corpo operacional e parte da gestão para aprofundar essas discussões e encontrar alternativas que potencializem os serviços prestados pelo município”, pontuou.

Um dos pontos de destaque é a necessidade da rede ampliar ações de prevenção e de encaminhamento aos casos de gravidez na adolescência. Segundo Valdiosmar, essa é uma questão que não envolve apenas a Saúde. “É um tema que inclui aspectos socioeconômicos, violações de direitos, dentre muitos outros fatores. Aqui a gente acaba pensando em proposições de intervenção em conjunto com a Cultura, Educação, Esporte e Lazer para levar para esse público”, complementou.

Sobre o tema, o secretário adjunto da Saúde, Carlos Noronha, afirmou que será estruturado um plano de ação permanente para o próximo ano, em que será formulada uma série de ações e projetos para tratar com uma ênfase ainda maior a temática gravidez na adolescência. “Apresentamos alguns dados para discutirmos sobre a criação de um plano para melhorar esses indicadores e a assistência prestada aos cidadãos aracajuanos. Tanto no âmbito da Saúde, como da Assistência”.

Participaram da reunião a secretária da Assistência Social, Rosane Cunha; o secretário adjunto da Assistência Valdiosmar Vieira; o secretário adjunto da Saúde, Carlos Noronha; representantes das Coordenadorias da Proteção Social Básica e Especial e a Diretoria de Direitos Humanos da Assistência; a referência técnica da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps); representantes da Coordenadoria do Programa Saúde na Escola e da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi) da Saúde.