×

Alagoas

Assentamento Flor do Bosque vai receber unidade PAIS

Na unidade PAIS famílias utilizam um pequeno espaço para cultivar diversos produtos


O assentamento Flor do Bosque, no município de Flexeiras, que recebe acompanhamento da Comissão Pastoral da Terra (CPT), foi visitado nesta quarta-feira (27) por representantes do governo do Estado, que foram ao local identificar as necessidades apontadas numa pauta de reivindicações da CPT, durante reunião na quinta-feira (20) da semana passada, em Maceió.

Entre os gestores que participaram da visita estavam representantes das Secretarias de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Articulação Social (Seas), Instituto do Meio Ambiente (IMA) e do Batalhão Ambiental.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante, ficou encaminhado que o assentamento vai receber uma unidade de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) e, em seguida, um lote demonstrativo de culturas adaptadas à região.

“Para isso, solicitamos um levantamento planialtimétrico da área. Já percebemos também que a região é propícia para a agricultura irrigada, pois dispõe de muita água, num espaço de aproximadamente 10 hectares, e energia elétrica”, explicou o superintendente, que participou da visita.

“A unidade PAIS permite que as famílias utilizem um espaço pequeno para produzir mais de 10 tipos de produtos, tudo cultivado de forma sustentável, com reaproveitamento e sem agrotóxicos. É possível produzir hortaliças, tubérculos, plantas de ciclos curtos e criar galinhas. Além de alimentar a família, também dá pra vender o excedente”, comentou o secretário de Estado Adjunto da Agricultura, José Marinho.

“É determinação do governador Teotonio Vilela que as demandas dos agricultores familiares sejam tratadas com prioridade, por isso o governo está dando encaminhamento à pauta de reivindicações e vai atendê-las na medida do possível”, afirmou o secretário.