
Feira da Agricultura Familiar acontece quinta e sexta-feiras na comunidade Porto da Pedra em São Miguel dos Milagres
Seis toneladas de alimentos devem ser comercializadas por 50 agricultores na IV Feira da Agricultura Familiar do Território da Cidadania do Litoral Norte Alagoano, nos dias 3 e 4 de dezembro, na comunidade de Porto da Pedra, em São Miguel dos Milagres. A feira está sendo organizada pela Cooperativa Agrícola de Assistência Técnica e Serviços (Cooates) e tem como objetivo oferecer aos agricultores de 20 assentamentos da região Norte um espaço para a comercialização dos seus produtos.
A feira conta com o apoio de diversos parceiros, a exemplo da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), e chega ao quarto município do litoral norte. “Quem for ao local nestes dois dias vai encontrar frutas, verduras, hortaliças, macaxeira, inhame, batata, mel e pequenos animais, como galinhas, carneiros e cabritas. Tudo a preço acessível e com qualidade”, garante Eraldo Wanderley Marques, um dos diretores da Cooates.
De acordo com o gerente regional da Seagri em Porto Calvo, Tertuliano Sobral Moreira, a iniciativa favorece o agricultor familiar também pelo fato de não necessitar do atravessador, pessoa que compra a mercadoria no campo e vai revender na cidade. “Nesse caso, há uma agregação de valor a esses produtos, garantindo renda maior às famílias da zona rural”, destaca. Ainda segundo Eraldo Wanderley Marques, da Cooates, se fosse trabalhar a venda de seus produtos de forma individualizada, o agricultor familiar não teria êxito. “Por isso o presidente da cooperativa, José Cláudio da Silva, decidiu criar o projeto das feiras itinerantes”, lembra.
As outras edições da Feira da Agricultura Familiar do Território da Cidadania do Litoral Norte Alagoano foram realizadas em Maragogi, Porto Calvo e Jacuípe. Até o fim do ano, ela será levada também para Matriz do Camaragibe e novamente para Maragogi. “Em 2010, pretendemos fazer uma a cada mês”, cita Eraldo Wanderley. A realização da feira também tem o apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST), Banco do Nordeste, Prefeitura de São Miguel dos Milagres, e governo federal. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (81) 3675-1460 / 8736-7096.