As três assembleias consecutivas de servidores da prefeitura de Penedo, reuniões previstas para começar nesta terça-feira, 17, tiveram início transferido para amanhã, conforme informação divulgada pelo Sindspem (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo). A primeira assembleia acontece a partir das 16 horas desta quarta-feira, 18, com profissionais dos níveis superior e médio da Secretaria de Saúde.
Na quina-feira, 19, servidores da Educação tem encontro marcado no auditório do Sindspem, também a partir das 16 horas. De acordo com o presidente do sindicato, Francisco Sousa Guerra, o dr. Tico, as duas categorias reúnem o maior número de servidores da prefeitura de Penedo e por isso tem assembleias específicas. As demais categorias do funcionalismo municipal fazem a assembleia na próxima sexta-feira, 20, também a partir das 16 horas.
De acordo o presidente do Sindspem, o ponto principal da pauta das assembleias é a recomposição das perdas salariais dos dois últimos anos, defasagem calculada em aproximadamente 12% nos vencimentos de profissionais dos níveis médio e superior. Para as categorias que recebem apenas um salário mínimo, a situação é inversa. O aumento salarial determinado pelo governo federal trouxe um ganho de 25% ao longo dos três últimos anos.
Enquanto os servidores que recebem o mínimo seguem com os reajustes anuais determinados por Brasília, as demais categorias da prefeitura de Penedo acumulam perdas, algumas um pouco mais, como dentistas e enfermeiros, que tiveram a gratificação cortada em abril de 2010.