Uma sessão solene na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), que será realizada nesta sexta-feira, 13, a partir das 9 horas, vai homenagear os 80 anos de fundação do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Estado de Alagoas (SeebAL).
O requerimento propondo a sessão foi aprovado por unanimidade na Casa de Tavares Bastos e é de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que atendeu a uma solicitação da entidade.
O parlamentar observa que o Sindicato é uma das mais representativas da sociedade, tendo participado ao longo desses anos de várias lutas da sociedade alagoana, não ficando só na questão economicista.
“O SeebAL é pioneiro em algumas lutas políticas no Estado e eu não poderia deixar de atender a uma solicitação da categoria para prestigiar os 80 anos da entidade, que sempre contribuiu para a transformação social em muitas questões em Alagoas”, disse o parlamentar.
Segundo o presidente da entidade, Jairo França, além da sessão comemorativa, a entidade preparou uma série de atividades, com atrações culturais e artísticas no Teatro Auditório e no Espaço Cultural dos Bancários.
“Durante a programação, que se estenderá até as 22 horas da sexta, um dos momentos mais marcantes será a homenagem aos ex-presidentes do Sindbancários, seguida do lançamento da revista que conta as oito décadas de lutas da entidade”, observa.
Jairo ressalta que a programação da semana comemorativa será seguida de um show no dia 20 (data do aniversário), no Ginásio do Sesi. A festa contará também com momento dançante, terá início às 22 horas, com a apresentação das bandas Cavalo de Pau, Social Dance e o cantor Jorge de Altinho.
HISTÓRIA
No dia 20 de setembro de 1933 nascia o Sindicato dos Bancários de Maceió, entidade que viria a ser uma das mais ativas e importantes do movimento sindical alagoano. Seu reconhecimento oficial aconteceu no dia 13 de abril de 1942, com a emissão da carta sindical pelo Departamento Nacional do Trbalho (atual Ministério do Trabalho).
Em 16 de junho de 1977 foi ampliada oficialmente a base territorial da entidade, que passou a se chamar Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Estado de Alagoas.
