Audiência pública acontece na segunda-feira, 20
Por iniciativa dos deputados Alcides Andrade (PSD) e Jó Pereira (PMDB) a Assembleia Legislativa de Alagoas realiza nesta segunda-feira, 20, uma audiência pública para debater a qualidade da água e salinização do Rio São Francisco nos municípios de Baixo São Francisco. A audiência pública, aprovada por unanimidade no plenário da Casa, está marcada para 9 horas, e acontecerá no Terminal Turístico no município de Piaçabuçu.
O deputado Alcides Andrade agradeceu aos colegas parlamentares pela aprovação da audiência pública na cidade de Piaçabuçu e disse que a ideia é fazer com que o maior número de pessoas participem desse evento e que por isso, já entrou em contato com pessoas de Alagoas e de Sergipe que estão vivenciando o mesmo problema . “O município de Piaçabuçu está com um grave problema de abastecimento, por falta de investimentos na captação e na qualidade da água que vem do Rio São Francisco. Sabemos que o rio está com baixa vazão, mas vamos buscar sair da audiência com alguma solução prática”, disse.
A deputada Jó Pereira destacou que a audiência pública será de grande importância, primeiro porque a Assembleia Legislativa sai de sua sede para ficar mais próxima do interior do estado, no caso a cidade de Piaçabuçu e segundo porque irá discutir um grave problema na região, que é a questão do abastecimento d´água que é gerenciada por uma empresa pública. “O mar está adentrando no Rio São Francisco ao ponto de provocar a insolubilidade da água para o consumo humano, em razão de vários fatores, tais como a degradação ambiental e a redução da vazão da água pela Chesf. Temos que encontrar uma saída”, destacou.
O deputado Inácio Loiola (PSB) que também irá participar da audiência e é um estudioso no assunto, disse que a audiência pública irá tratar do problema mais sério enfrentado pelo País que é a degradação do Rio São Francisco. “É uma audiência pública de grande importância. Todo rio começa a morre pela sua região estuaria, pela sua foz e a região estuaria e a foz do Rio São Francisco está exatamente entre os estados de Alagoas e Sergipe e hoje, a influência no mar já em Piaçabuçu tem causado uma preocupação muito grande para aquela comunidade. Quando o rio não tem água para adentrar no mar, é o mar que adentra no rio, por isso, temos que encontrar uma saída para reverter este quadro atual”, afirmou.
O Rio São Francisco é responsável por 75% do potencial hídrico do Nordeste, por 95% da energia gerada pela Chesf, por 300 mil hectares de projetos de irrigação ao longo de sua bacia hidrográfica. Ele também é responsável pelo abastecimento e água em várias cidades de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe e por diversos projetos de piscicultura. De acordo com o deputado Inácio Loiola, o São Francisco, é o rio que mais perdeu volume de água no mundo, nos últimos 50 anos.
